No cenário atual do futebol brasileiro, todo treinador sonha em ter respaldo de sua diretoria e sequência para trabalhar. Desde que chegou ao Botafogo, Luís Castro teve o apoio de John Textor, acionista da SAF alvinegra, mesmo nos momentos mais conturbados. O português começa a ver a evolução de seu trabalho, e a equipe tenta, nesta quinta, manter a sequência invicta e retomar a liderança do Brasileirão.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
Ainda é cedo para definir se o elenco alvinegro irá disputar o título nesta edição. No entanto, engatou uma sequência positiva de 14 partidas invictas na temporada, com onze vitórias e três empates. Foram 36 gols marcados e apenas 11 sofridos neste período. Dentre os jogos, triunfos convincentes contra Flamengo e Atlético-MG, e o melhor início de Brasileirão desde 1981.
SINTONIA DA DUPLA DE ZAGA E GOLEIRO INSPIRADO
Um dos fatores que dita o equilíbrio do conjunto alvinegro tem sido a solidez defensiva. A sintonia da dupla Adryelson e Víctor Cuesta é notória, indo além dos números, com o entrosamento cada vez mais forte. Essa conjuntura parte do princípio da manutenção da espinha dorsal de 2022, com o comandante português tendo tempo para iniciar de vez uma temporada.
De acordo com dados do portal Sofascore, Adryelson está entre os três jogadores com mais cortes em momentos decisivos do campeonato e tem se destacado com boas atuações. Víctor Cuesta tem um bom desarme e se destaca na saída de bola ao arriscar um passe longo e procurar tanto os pontas quanto Tiquinho Soares para fazer o pivô.
Além deles, Lucas Perri impressiona a cada partida com um desempenho acima da média. Ao todo, já foram 15 defesas difíceis em finalizações dentro de sua área, o que mostra que o arqueiro tomou conta da posição e que será difícil para Gatito Fernández conseguir voltar a ser titular no momento.
Nas laterais, Marçal deu mais experiência e acertos nos cruzamentos, assim como fortaleceu a marcação em seu setor. Por outro lado, Di Plácido, Rafael e Daniel Borges tentam ter uma sequência para garantir a titularidade na direita. O argentino está à frente no momento e também subiu de produção junto com o conjunto alvinegro.
'FATOR CASA' E NOVO GRAMADO DO NILTON SANTOS
Em 2022, o Glorioso oscilou no Brasileirão e chegou a ocupar a zona de rebaixamento no primeiro turno. Mas a partir do returno, o time emendou uma sequência que o colocou próximo das vagas para a Libertadores. A classificação não veio justamente por tropeços em casa, porém garantiu a presença na Sul-Americana.
+ Botafogo x Corinthians: onde assistir ao vivo, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão
Ao contrário da última temporada, o Glorioso tem tido um desempenho consistente sob seus domínios em 2023. A única derrota dentro no Nilton Santos aconteceu com o time B, diante do Audax, na primeira partida do Carioca. Contudo, é preciso ponderar que o estádio ficou meses fechado para troca no gramado, que agora é sintético.
+ Com Janderson e Carlos Alberto, Botafogo divulga relacionados para duelo com o Corinthians
No Brasileirão, o desempenho no Rio de Janeiro segue eficiente e, nesta quinta, a equipe terá mais três pontos em disputa. A tendência é que o português volte a utilizar entre os titulares três atletas que são pilares do Botafogo em 2023: Tiquinho, Marçal e Eduardo. Será a chance de retomar a liderança, que agora é do Palmeiras, com um jogo a mais.