O Botafogo promoveu uma reverência ao seu eterno ídolo. A estátua em homenagem a Garrincha ficou pronta e está exposta na frente de General Severiano, sede social do clube, desde esta quinta-feira (13). O movimento foi organizado pelo presidente do clube associativo, Durcesio Mello, e tem como intuito valorizar a história do Alvinegro no local.
Por enquanto, o monumento está sendo exposto em frente ao casarão de General Severiano. Sua inauguração oficial está prevista para o dia 25 de julho, uma terça-feira.
Além do monumento, o clube também vai mostrar um farol da Estrela Solitária e expor taças do time de futebol. Todos os elementos farão parte do futuro museu.
A estátua feita em ouro traz Garrincha com asas, em referência ao apelido "o Anjo das Pernas Tortas". No fim de 2022, o Botafogo havia aprovado o projeto da criação de um museu orçado na casa dos R$ 15 milhões.
Os parceiros do Alvinegro são o Mude Brasil e o Instituto ISV, ambos do empresário Marcelo Lemos Fernandes. Ele foi escolhido pela diretoria para gerenciar o negócio pelos próximos 10 anos. Ainda estão previstas homenagens a outros ídolos, mas de outras maneiras.