Fecha a trinca: Botafogo busca sucesso no ‘Campeonato Carioca’

Botafogo tenta vencer ao menos uma vez cada um dos três grandes rivais da cidade na mesma edição do Brasileirão. Na era dos pontos corridos, isso só aconteceu duas vezes

Escrito por

Além das necessidades matemáticas da luta contra o rebaixamento, o Botafogo tem a rivalidade local como atrativo no duelo com o Flamengo, neste sábado. Não só com o Rubro-Negro, mas triunfar ao menos uma vez em clássicos da cidade, no Campeonato Brasileiro por pontos corridos, é coisa rara para o Glorioso. Se obtida a vitória, ela será mais do que bem-vinda à Estrela Solitária.

Ocorre que, das dez edições do Brasileirão em que havia os quatro clubes do Rio, somente em duas o Alvinegro superou o Rubro-Negro, o Fluminense e o Vasco pelo menos uma vez. A primeira ocasião foi em 2013, quando o time se classificou para a Copa Libertadores da América. A segunda foi no ano passado, no qual o Botafogo disputou a Libertadores.

De modo geral, o saldo do Glorioso no "Campeonato Carioca" é negativo. Em 2004, por exemplo, só uma vitória nos seis jogos; em 2005, 2008 e 2010, nenhuma. Vale ressaltar que, em 2014 e em 2016, o Cruz-Maltino estava na Série B; em 2015, o Glorioso era o Glorioso na Segunda Divisão, assim como em 2003, por isso os anos não entram na conta.

Nesta temporada, o time venceu Vasco e Fluminense, no primeiro turno, mas perdeu para o Tricolor e para o Flamengo, e empatou na partida mais recente com o Cruz-Maltino. Fechar a "trinca", neste caso, é dar um passo importante rumo à permanência na elite nacional. E, claro, permitir a zoação dos torcedores botafoguense aos adversários mais próximos.

- O foco é no Flamengo, agora. Sem dúvida que uma vitória no sábado vai dar uma tranquilidade bem maior. No resumo de tudo, se fizermos o nosso papel em casa, saímos dessa situação - entende Rodrigo Lindoso.

Siga o Lance! no Google News