Ídolo do Botafogo, Gatito é o maior pegador de pênaltis da Série A desde 2014

Com mais de 200 jogos pelo Glorioso, camisa 1 retorna ao Cerro Porteño

imagem cameraGatito em ação pelo Botafogo na temporada 2024 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/12/2024
12:05
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

Anunciado como reforço do Cerro Porteño, do Paraguai, Gatito Fernández deixa o Botafogo como um dos maiores ídolos recentes da história do clube. Desde 2017 no Glorioso, o paraguaio termina sua passagem com uma característica que todo torcedor aprova em um goleiro: pegador de pênaltis.

➡️ Consciência Negra: Jefferson vê John defender legado de goleiros negros no Botafogo

No futebol brasileiro desde 2014, Gatito viu 44 cobranças serem batidas contra a sua meta, 42 delas foram realmente no gol, e dessas, defendeu 15. Assim, ele tem 35,7% de aproveitamento, defendendo pouco mais de um a cada três pênaltis cobrados. Dessa maneira, o paraguaio lidera o ranking de goleiros com maior eficiência do país, ao lado de Felipe Alves e Jandrei, reservas de Fluminense e São Paulo, respectivamente.

Carreira

Nascido em Assunção, no Paraguai, Gatito foi revelado pelo seu clube do coração, Cerro Porteño, em 2007. No período, ele foi emprestado para Estudiantes e Racing, da Argentina, e Utrecht, dos Países Baixos.

Em 2014, o goleiro foi contratado pelo Vitória para ser reserva de Wilson. O paraguaio foi um dos grandes responsáveis na campanha do acesso do Leão para a elite nacional, em 2015. No ano seguinte, o Figueirense anunciou a contratação de Gatito após a saída de Alex Muralha para o Flamengo. Pelo clube catarinense, ele foi um dos melhores goleiros do país na temporada.

De ídolo para aposta, o Botafogo anunciou a contratação de Gatito em 2017 por conta da lesão de Jefferson no ano anterior. Na temporada de estreia, o goleiro protegeu 47% dos pênaltis que foram batidos contra a meta gloriosa: 17 cobranças e 8 defesas, que você relembra abaixo.

  1. Richard Ortiz - Olimpia x Botafogo - Pré-Libertadores - 2017
  2. Jorge Mendonça - Olimpia x Botafogo - Pré-Libertadores - 2017
  3. Julián Benítez - Olimpia x Botafogo - Pré-Libertadores - 2017
  4. ​Diego Souza - Botafogo x Sport - Copa do Brasil - 2017
  5. ​Jô - Corinthians x Botafogo - Brasileirão - 2017
  6. ​Cueva - Botafogo x São Paulo - Brasileirão - 2017
  7. ​Marcelo Oliveira - Botafogo x Grêmio - Brasileirão - 2017
  8. ​Thiago Carleto - Coritiba x Botafogo - Brasileirão - 2017

Em passagem marcada por grandes defesas e lesões graves, Gatito deixa o Botafogo como o atleta estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa alvinegra, com 218 partidas em oito temporadas. Neste ano, fez parte da campanha histórica dos títulos da Libertadores e do Brasileirão. Antes, também conquistou o Campeonato Carioca, em 2018, e a Série B, em 2021.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo

Roberto Júnior Fernández Torres, o Gatito, ídolo do Botafogo (Foto: Luciano Belford/AGIF)
Siga o Lance! no Google News