‘Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’: Botafogo tenta se reerguer
Glorioso duela com o Coritiba neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, após eliminação na Copa Libertadores. Música que fez sucesso na voz de Beth Carvalho pode inspirar
Uma das versões mais conhecidas da música "Volta por cima" é na voz da botafoguense Beth Carvalho." Reconhece a queda e não desanima. Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima." Os versos eternos de Paulo Vanzolini, gravados originalmente no já distante 1962, são mais atuais do que nunca para o Glorioso. Mal digeriu a eliminação na Copa Libertadores, o time volta atenções totalmente ao Campeonato Brasileiro a partir deste domingo. O duelo é contra o Coritiba, no Couto Pereira, às 16 horas. O site do LANCE! transmite em tempo real.
Logo depois do jogo, as palavras dos jogadores e do técnico do Botafogo eram de dor, sim, mas de olhar para frente. O autor da canção que inspira essa reportagem certamente concordaria, não tivesse morrido há um ano. Mas o paulistano deixou uma surpreendente contestação ao sucesso das palavras que escreveu "porque ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda". Tal registro foi lembrado na época da morte pelo site da Revista Veja.
E o Botafogo precisa reconhecer os erros que teve. Não ter feito o dever de casa - também contra o Flamengo, pela Copa do Brasil -, ter desperdiçado oportunidades claras de gol contra o Tricolor Gaúcho... é preciso reconhecer. A partir daí, buscar a vitória contra o time paranaense e dar sequência ao bom momento no Campeonato Brasileiro.
- Time grande tem obrigação de fazer boa campanha, e temos a obrigação de brigar por essa vaga na próxima Libertadores - afirma o zagueiro Carli.
Letra de "Volta por cima" (Paulo Vanzolini)
Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima