A campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2023 pode ser dividida em duas etapas bastante distintas em relação ao rendimento do time. Se no primeiro turno do Brasileirão, o Glorioso teve um desempenho irretocável, mantendo a liderança isolada com apenas duas derrotas, já no segundo turno caiu de produção. O momento que marca esse declínio de performance foi a derrota para o Flamengo por 2 a 1, pela 22ª rodada. A queda para o Rubro-Negro ficou mais amarga por conta do atacante Bruno Henrique, que após marcar o gol da vitória, comemorou com o tradicional gesto do "chororô".
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
PROVOCAÇÃO PÓS CARIOCA DE 2008
A história de 2023 muito se assemelha ao ocorrido em 2008, ano em que o folclore sobre o "chororô" começou. Há 15 anos, logo após o triunfo do Flamengo sobre o Botafogo no Campeonato Carioca, o atacante rubro-negro Souza provocou os adversários ao comemorar um gol com o gesto do "chororô" (relembre aqui como foi). Por coincidência, após a provocação, foi notório o declínio técnico do Alvinegro, que acumulou uma série de decepções em outras competições ao longo daquela temporada.
ELIMINAÇÃO NA COPA DO BRASIL
O Glorioso depositou suas energias na Copa do Brasil, chegando a poupar os jogadores em partidas do Brasileirão. Na competição mata-mata, o Botafogo teve uma boa campanha, mas acabou eliminado na semifinal pelo Corinthians, nos pênaltis, diante de um Morumbi lotado.
QUEDA NA SUL-AMERICANA
A eliminação na Copa Sul-Americana para o Estudiantes-ARG também foi dolorida para aquele elenco - que tinha como um dos principais nomes o meio-campista Lúcio Flávio, atual treinador da equipe. O Botafogo foi derrotado no compromisso de ida por 2 a 0, mesmo tendo um jogador a mais em boa parte da partida. Fora das duas Copas, o Alvinegro até ensaiou uma reação no Brasileirão, já com o técnico Ney Franco - terceiro a assumir o cargo naquele ano - mas acabou em sétimo lugar.
FILME REPETIDO EM 2023?
Na Série A de 2023, tudo parecia caminhar para um título tranquilo para o time carioca - deixando para trás uma espera de 28 anos sem conquistas nacionais. Mas o clássico contra o Flamengo no segundo turno, no Nilton Santos, trouxe uma "maré de azar" ao Glorioso.
➡️ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
A derrota para o Rubro-Negro marcou o início de uma sequência negativa. Nos dez jogos seguintes, o time teve seis derrotas, dois empates e apenas duas vitórias. O desempenho ruim transformou em poeira a ampla vantagem que o Alvinegro tinha sobre os demais concorrentes. Além disso, a confiança do elenco - ponto forte no início deste campeonato - parece ter se esfarelado.
Apesar do atual cenário trazer memórias ruins ao torcedor, o Alvinegro é líder da competição, tem seis rodadas pela frente e depende apenas de si para levantar a taça de campeão brasileiro.