De volta ao trabalho. Depois de férias adiantadas por conta da pandemia do coronavírus, o Botafogo teve a primeira semana de treinos oficiais desde que as competições foram paralisadas no país. O clube, que é contra o retorno de qualquer tipo de retorno presencial até que os números de casos de COVID-19 no Brasil diminuam, está em home training.
Sem se encontrar pessoalmente, o horário dos treinamentos é marcado. Todos os jogadores e os membros da comissão técnica - contando fisiologia, análise de desempenho e preparação física - entram em uma plataforma de vídeo ao mesmo tempo. Enquanto os atletas realizam a cartilha de atividades previamente divulgada, os funcionários do clube fazem comentários sobre os movimentos dos atletas.
A estrutura é similar a do Tottenham-ING, que também retornou treinos à distância, com cada jogador em sua respectiva residência. No clube de Londres, o treinador José Mourinho e os auxiliares acompanham os jogadores, que se conectam por uma câmera antes de iniciar as atividades.
- Todos sabem o momento difícil pelo qual o mundo todo está a passar. O Botafogo é completamente contrário à ideia do regresso dos treinos presenciais, porque para nós futebol é vida, precisamos preservar vidas. Cuidado total com as pessoas. Estamos fazendo trabalho com todo o grupo. Não podemos estar juntos presencialmente, então estejamos virtualmente com a ideia de estarmos integrados e nos prepararmos minimamente para, no momento certo do regresso, estarmos em condições de dar resposta mais rápida e pronta possível - afirmou Paulo Autuori, treinador do Glorioso, em vídeo para a "Botafogo TV".
Os primeiros dias de monitoramento online e treinos à distância foram considerados positivos. A tendência é que a rotina dos jogadores, nas próximas semanas, seja cada vez mais nos lugares particulares de treino do que no Estádio Nilton Santos.
- É um trabalho de todos, não há solução mágica, entender as coisas com simplicidade, pois luxo é ser simples. É assim que queremos resgatar os momentos gloriosos deste clube, que historicamente é vencedor - completou o treinador.