O jogo Palmeiras x Botafogo, tratado como possível final do Brasileirão de 2024, terá um duelo à parte entre Abel Ferreira e Artur Jorge. Os dois técnicos portugueses, que têm histórias que se cruzam em Portugal, se encontram no Brasil como donos de dois dos melhores trabalhos do futebol brasileiro nos últimos anos.
A partida decisiva acontece nesta terça-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.
➡️ Atlético-MG x Botafogo terá recorde de público na final da Libertadores; entenda
Abel Ferreira x Artur Jorge em Portugal
Nascidos em Portugal, os dois treinadores começaram suas carreiras como comandantes de times profissionais no Braga. Abel iniciou em 2016. No ano seguinte, Artur assumiu o sub-15 do clube. Os dois trabalharam "juntos" entre 2017 e 2019, quando o atual treinador do Palmeiras se transferiu para o PAOK, da Grécia. O técnico do Botafogo chegou a assumir a equipe profissional do Braga provisoriamente por cinco jogos.
Abel Ferreira ficou no PAOK por uma temporada e meia, chegando ao Palmeiras em 2020 e iniciando a trajetória que já o credencia como um dos maiores da história do futebol brasileiro. Artur Jorge, porém, retornou às categorias inferiores antes de assumir o profissional do Braga definitivamente em 2022. O início de Artur no clube português superou o melhor trabalho de Abel pelos Arsenalistas em número de vitórias - 35 para o alvinegro contra 33 do alviverde.
➡️ Dono do Botafogo, Textor dispara contra Everson, do Atlético-MG: ‘Vivo na cabeça dele’
Abel Ferreira x Artur Jorge no Brasil
A rivalidade no Brasil vai se construindo de uma herança já existente entre Palmeiras e Botafogo. Os dois times, que brigaram pelo Brasileirão 2023, mais uma vez medem forças pela taça de 2024. Desta vez, o Glorioso tem Artur Jorge no seu comando.
Já consolidado e idolatrado pelos palmeirenses, Abel teve 17 vitórias em 29 jogos em sua primeira temporada no Palmeiras, colocando no seu currículo um título de Libertadores. Artur também tem a chance de conquistar a "Glória Eterna" no seu primeiro ano no Brasil. Mais que isso, o técnico do Glorioso pode superar Abel vencendo ainda o Brasileirão, possibilidade que passa pelo confronto desta terça-feira. Nesta temporada, já são 50 jogos e 27 vitórias para Jorge no comando do Botafogo.
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo