A derrota no clássico do último final de semana fica no passado. Aproveitando o embalo e 'experiência' adquirida nas fases eliminatórias no começo do ano, o Botafogo vira a chave para garantir a sua presença nas fases decisivas de Copa do Brasil e Libertadores. Até por isso, dois adversários em sequência, no Rio de Janeiro: o Sport, nesta quarta-feira, e o Barcelona-EQU, na terça-feira que vem. Os dois jogos serão no Estádio Nilton Santos, a casa do elenco alvinegro.
No torneio nacional, são oito embates que separariam o time do Botafogo da possibilidade de uma conquista histórica e também inédita. Já entrando nas oitavas de final do torneio, o primeiro adversário será o Sport de Recife, de nomes conhecidos do torcedor botafoguense, como o técnico Ney Franco e o atacante Rogério. Para esse confronto, o Botafogo conta com o primeiro jogo em casa - amanhã, às 21h45 - para chegar confortável dentro da Ilha do Retiro.
Na Copa Libertadores, uma vitória simples contra os equatorianos, no Nilton Santos, garantiria o time de Jair Ventura nas oitavas de final do torneio, posto que o Glorioso não alcança desde 1996. Até por isso, o próprio comandante admitiu, na entrevista coletiva do último domingo, depois do clássico com o Flamengo, a prioridade em relação a esta competição no começo do ano.
- Não escondemos em nenhum momento que a prioridade é a Libertadores. Lutamos muito ano passado. Ficar de fora da final (Carioca) nunca é bom, mas se procurar um lado bom é o lance do desgaste físico. Fica a lição, demos o máximo, time lutou, de parabéns - disse o técnico alvinegro, no Maracanã.
Duas vitórias na sequência podem colocar o Alvinegro em posição confortável para os torneios mata-mata. E o sonho de uma conquista maior proporção em 2017 pode ficar ainda mais acesso depois desta sequência. Expectativa de dois grandes jogos no Nilton Santos, além da presença do torcedor botafoguense.
PELAS DUAS COPAS:
Copa do Brasil
Competição onde, historicamente, o Botafogo não tem um bom retrospecto. Foi vice-campeão em 1999, além de duas semifinais alcançadas em 2007 e 2008. Nesta edição, a equipe já entra nas oitavas de final, enfrentando o Sport-PE. O primeiro jogo será no Estádio Nilton Santos, nesta quarta-feira, com a partida da volta marcada para o final do mês de maio.
Libertadores
Fazendo grande campanha no grupo A até o momento - o Botafogo é líder e soma sete pontos em três jogos - a equipe de Jair Ventura depende de uma vitória simples contra o Barcelona-EQU, na terça-feira da semana que vem, para garantir uma vaga nas oitavas de final da competição continental, fase que a equipe não alcança desde 1996, com Ricardo Barreto.