A disputa está aberta. Pinheiros e Botafogo voltam a se enfrentar pelo Novo Basquete Brasil (NBB) nesta quinta-feira, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, às 19h30. O confronto é válido pelas quartas da competição e o vencedor da série melhor de cinco garante vaga nas semifinais do principal torneio de basquete do país.
Além da classificação para a semifinal da competição, a chegada entre as quatro melhores equipes praticamente garante uma vaga em torneios internacionais para a próxima temporada. Como a FIBA ainda não divulgou os novos moldes da Liga das Américas, principal competição do continente, e da Liga Sul-Americana, segunda mais importante, não há confirmação da distribuição de vagas a partir do NBB. Porém, é garantido partidas de nível internacional para o time chegar às semifinais.
O Botafogo vem de uma expressiva vitória e abriu a série em 1 a 0. Na partida realizada no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, o Alvinegro ficou na liderança do placar durante praticamente todo o jogo para fechar o resultado em 91 a 76. Assim como na série anterior, contra o São José, o destaque da equipe ficou na conta de Jamaal Smith, cestinha do jogo - ao lado de Arthur Bernardi - com 19 pontos.
- Nosso time está crescendo muito na competição e tem conseguido executar bem todas as propostas do Léo (Figueiró), principalmente o estilo de jogo, onde todo mundo pontua bem e dificulta a marcação adversária. Mesmo assim, tivemos alguns erros que não podem ser repetidos fora de casa. O Pinheiros já nos venceu duas vezes, sabemos que é um time de altíssima qualidade e virá para um jogo mais intenso dessa vez. De qualquer forma, temos que agir com inteligência para jogar essa série que só está começando - analisou o armador norte-americano.
As duas equipes se destacam pelo coletivo, tendo muitos jogadores capazes de pontuar. Por isso, a promessa é de um jogo disputado. Na temporada regular, o Pinheiros ganhou nos dois turnos - no duelo disputado no Ginásio Henrique Villaboim, a equipe paulista venceu por 69 a 67. Na Copa Super 8, porém, o triunfo foi do Alvinegro, por 79 a 74.