Em 1909, o Botafogo protagonizou a maior goleada da história de todo o futebol brasileiro. Com apenas três anos no futebol amador, o Glorioso marcou 24 a 0 sobre a Mangueira pelo Campeonato Carioca.
A partida aconteceu em um estádio que ficava localizado na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Botafogo era um dos melhores times da epóca e favorito para o título do Carioca.
Já a Mangueira, era uma equipe semi-amadora e que, na partida em questão teve que jogar com apenas 10 jogadores, já que não haviam reservas e o 11° não chegou a tempo.
+ Tiquinho Soares volta a marcar e se aproxima de recorde no Botafogo
O Glorioso vencia por 9 a 0 ao fim do primeiro tempo, e marcou mais 15 gols ao longo da segunda etapa. A equipe conseguiu alcançar a média de um gol a cada 3 minutos e 20 segundos.
Gilbert Hime marcou nove vezes pelo time, Flávio Ramos sete e Lulu duas. O resposáveis pelo restante dos gols foram Monk, Dinorah, Emmanuel Sodré, Raul Rodrigues e Henrique Teixeira.
+ Próximos jogos do Botafogo: veja calendário com datas, horários e onde assistir às partidas
Apesar da goleada histórica, o Botafogo não levantou a taça naquele ano. Foi derrotado para o Fluminese por 2 a 1, e o Tricolor levou o título.