Qual é a mascote do Botafogo?
Manequinho, Biriba e até o Pato Donald: Botafogo teve vários mascotes ao longo da história, mas quem é, de fato, a oficial?
O mascote faz parte da identidade de um clube de futebol. Ter um personagem carismático representando a equipe aproxima torcedores mais jovens e ajuda a valorizar a marca no Brasil e no mundo. Porém, no caso do Botafogo, existe uma certa dúvida em relação ao mascote oficial. Atualmente, a maioria dos torcedores associa o posto ao cachorro Biriba, mas será?
+Dupla do Botafogo tenta aproveitar o Pan e, por tabela, ganhar moral com Bruno Lage
MANEQUINHO
O mascote mais tradicional do Botafogo ainda é o Manequinho. Em 1927, a réplica da estátua do personagem, um menino urinando, foi transferida para a Praia de Botafogo, sendo retirada do centro da cidade por ser um “desrespeito” aos bons costumes. Na comemoração de um título carioca da equipe, em 1957, um torcedor vestiu a escultura com uma camisa do Glorioso, o que iniciou a ligação histórica entre ambos. Logo, se tornou hábito vestir a estátua com uma camisa do Botafogo ao longo dos anos. Em 2008, após um ato de vandalismo, o clube assumiu a posse do monumento, que está presente em frente à sede de General Severiano.
+Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Líder!
PATO DONALD
Na década de 40, um chargista argentino resolveu vestir o Pato Donald, figura marcante da Disney, com uma camisa do Botafogo. O fato caiu nas graças da torcida, que resolveu adotá-lo como um mascote na época. Lorenzo Mollas, responsável pela caracterização, explicou que viu semelhanças entre o personagens e os dirigentes alvinegros, em relação a luta pelos direitos sem perder a elegância. Apesar da história, o Pato Donald nunca foi oficializado como mascote, por conta dos direitos autorais. Contudo, até hoje, existem produtos relacionando o personagem ao Botafogo.
+Confira a tabela e simule os resultados do Brasileirão
CACHORRO BIRIBA
O cachorro é o mascote mais conhecido do Botafogo graças a história de Biriba, que se tornou um símbolo de sorte para os alvinegros. No Carioca de 1948, o presidente Carlito Rocha levou o animal para 19 jogos da competição, com 17 vitórias do Glorioso e dois empates, na campanha que culminou no título. A superstição era tanta, que dirigentes do Vasco tentaram barrar a entrada do cão em uma partida, sem sucesso. Biriba foi adotado como mascote não oficial, mas acabou sendo o mais utilizado pelo clube na mídia. A partir de 2008, o mascote se tornou presença constante nos jogos do Botafogo, animando e interagindo com os torcedores.
BIRA E BIRIBA
Em 2021, junto com o lançamento de um novo programa de sócio-torcedor, o Botafogo anunciou seus dois novos mascotes oficiais: Biriba, que foi repaginado para atender ao público mais jovem, e Bira, com um visual mais feroz para animar a torcida nos jogos e em outras campanhas. O personagem Bira acabou se tornando mais popular, graças ao carisma e as performances empolgadas nas partidas em casa, além do visual bastante elogiado.