Qual é o melhor caminho? Veja como Diego Costa pode se encaixar no Botafogo de Bruno Lage

Atacante vem mantendo forma física com profissionais particulares para tentar retomar seu ritmo

imagem cameraDiego Costa chegou ao Rio de Janeiro na manhã da última segunda-feira (Foto: Divulgação / Botafogo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/08/2023
07:00
Atualizado em 14/08/2023
21:08
Compartilhar

O técnico Bruno Lage tem mais uma cartada para tentar levar o  Botafogo ao sonho do título brasileiro. Com Diego Costa chegando ao Rio de Janeiro para se apresentar ao Alvinegro, o português luta para fazer com que a equipe se mantenha encaixada em seu ímpeto ofensivo.

O jogador de 34 anos, que, de acordo com o blog "Panorama Esportivo", de "O Globo", vem treinando com profissionais para manter-se em forma e honrar à altura o posto de substituto de Tiquinho Soares. Diego Costa notabilizou-se como um "fazedor de gols" em especial no Atlético de Madrid e no Chelsea. Entretanto, seu estilo ainda tem de adequar aos padrões que Lage impõe para o Glorioso.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

O brasileiro naturalizado espanhol se comporta como um típico centroavante. Além da expectativa pelo seu poderio ofensivo, Diego Costa costuma fazer o pivô, servindo adversários que venham em velocidade para finalizar.

Com estas características, o brasileiro naturalizado espanhol faz com que o técnico Bruno Lage mantenha a essência de seu jogo sem precisar de sacrifícios. Em partidas anteriores, o treinador chegou a testar o meia Eduardo e os atacantes Júnior Santos e Janderson mais centralizados.

DIEGO COSTA OU TIQUINHO? OU DIEGO COSTA E TIQUINHO?

Diego Costa e Tiquinho: homens de área à disposição de Bruno Lage (Fotos: Divulgação / Botafogo / Vitor Silva / Botafogo)

A chegada do brasileiro naturalizado espanhol dá margem para comparações com Tiquinho Soares. Ele e o atual camisa 9 alvinegro (que se recupera de uma lesão e ficará longe dos gramados por até cinco semanas) têm características bem próximas.

Diego Costa, porém, é um jogador que demonstra seu poder de decisão apenas ao ser acionado. Sem atuar desde 20 de maio (quando defendeu o Wolverhampton pela última vez), o atacante contará ainda mais com contundência dos pontas alvinegros e dos passes precisos de jogadores como Eduardo, Victor Sá e Gustavo Sauer.

Na ascensão do Botafogo, Tiquinho Soares vem se consolidando como um jogador capaz de se desdobrar. Até mesmo em momentos desafiadores da equipe, o camisa 9 retorna e se apresenta para estreitar a ligação com o meio. Além de artilheiro do Brasileirão, o atleta é perspicaz ao criar jogadas e pavimentar caminhos para gols do Glorioso.

O astro hispano-brasileiro formou dupla de ataque em sua passagem anterior no futebol brasileiro. Sua dobradinha com Hulk no Atlético-MG durou 19 partidas na caminhada pelo Brasileiro e Copa do Brasil de 2021.

No entanto, a possibilidade de que, ao retornar da lesão, Tiquinho Soares forme uma dupla com Diego Costa é difícil pela formação que Bruno Lage implementa no Botafogo. No setor ofensivo, o treinador recorre a dois pontas velozes e tem um jogador forte ao centro para disputar jogadas. Com isto, a tendência é que Diego Costa seja uma sombra a mais para o ídolo do Glorioso.

Líder do Brasileiro com 47 pontos, o Botafogo vai a campo no sábado (19) diante do São Paulo no Morumbi, às 16h.

Siga o Lance! no Google News