O técnico Bruno Lage tem mais uma cartada para tentar levar o Botafogo ao sonho do título brasileiro. Com Diego Costa chegando ao Rio de Janeiro para se apresentar ao Alvinegro, o português luta para fazer com que a equipe se mantenha encaixada em seu ímpeto ofensivo.
O jogador de 34 anos, que, de acordo com o blog "Panorama Esportivo", de "O Globo", vem treinando com profissionais para manter-se em forma e honrar à altura o posto de substituto de Tiquinho Soares. Diego Costa notabilizou-se como um "fazedor de gols" em especial no Atlético de Madrid e no Chelsea. Entretanto, seu estilo ainda tem de adequar aos padrões que Lage impõe para o Glorioso.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
O brasileiro naturalizado espanhol se comporta como um típico centroavante. Além da expectativa pelo seu poderio ofensivo, Diego Costa costuma fazer o pivô, servindo adversários que venham em velocidade para finalizar.
Com estas características, o brasileiro naturalizado espanhol faz com que o técnico Bruno Lage mantenha a essência de seu jogo sem precisar de sacrifícios. Em partidas anteriores, o treinador chegou a testar o meia Eduardo e os atacantes Júnior Santos e Janderson mais centralizados.
DIEGO COSTA OU TIQUINHO? OU DIEGO COSTA E TIQUINHO?
A chegada do brasileiro naturalizado espanhol dá margem para comparações com Tiquinho Soares. Ele e o atual camisa 9 alvinegro (que se recupera de uma lesão e ficará longe dos gramados por até cinco semanas) têm características bem próximas.
Diego Costa, porém, é um jogador que demonstra seu poder de decisão apenas ao ser acionado. Sem atuar desde 20 de maio (quando defendeu o Wolverhampton pela última vez), o atacante contará ainda mais com contundência dos pontas alvinegros e dos passes precisos de jogadores como Eduardo, Victor Sá e Gustavo Sauer.
Na ascensão do Botafogo, Tiquinho Soares vem se consolidando como um jogador capaz de se desdobrar. Até mesmo em momentos desafiadores da equipe, o camisa 9 retorna e se apresenta para estreitar a ligação com o meio. Além de artilheiro do Brasileirão, o atleta é perspicaz ao criar jogadas e pavimentar caminhos para gols do Glorioso.
O astro hispano-brasileiro formou dupla de ataque em sua passagem anterior no futebol brasileiro. Sua dobradinha com Hulk no Atlético-MG durou 19 partidas na caminhada pelo Brasileiro e Copa do Brasil de 2021.
No entanto, a possibilidade de que, ao retornar da lesão, Tiquinho Soares forme uma dupla com Diego Costa é difícil pela formação que Bruno Lage implementa no Botafogo. No setor ofensivo, o treinador recorre a dois pontas velozes e tem um jogador forte ao centro para disputar jogadas. Com isto, a tendência é que Diego Costa seja uma sombra a mais para o ídolo do Glorioso.
Líder do Brasileiro com 47 pontos, o Botafogo vai a campo no sábado (19) diante do São Paulo no Morumbi, às 16h.