Na última sexta-feira (27), o jornal uruguaio "El País" anunciou os indicados para o prêmio Rei da América 2024 com Luiz Henrique, Thiago Almada e Savarino, do Botafogo, Lionel Messi e Léo Hernandez, do Peñarol, na disputa. O vencedor será revelado no dia 31 de dezembro, terça-feira.
▶️ Botafogo faz nova proposta por Jair, do Santos, envolvendo troca de jogadores
▶️ Sem Artur Jorge, veja nomes que podem ser opção para o Botafogo em 2025
O Rei da América é a continuação da premiação anteriormente dada pelo jornal venezuelano "El Mundo", que consagrou jogadores sul-americanos que atuavam em qualquer clube do mundo, como Mario Kempes (Valencia), Maradona (Barcelona) e Falcão (Roma). A partir de 1986, o periódico uruguaio assumiu a eleição, com cerca de 250 jornalistas escolhidos pelo diário, que votam no melhor jogador e no treinador sul-americano atuando somente no continente.
O Botafogo, como campeão da Libertadores 2024, tem três indicados para a atual edição, além do técnico Artur Jorge.
Jogadores indicados ao prêmio Rei da América 2024
- Almada (meia) - Botafogo e seleção da Argentina
- Léo Fernández (meia) - Peñarol (URU)
- Luiz Henrique (atacante) - Botafogo e Seleção Brasileira
- Messi (atacante) - Inter Miami (EUA) e seleção da Argentina
- Savarino (atacante) - Botafogo e seleção da Venezuela
Luiz Henrique e Savarino chegaram ao Botafogo no início do ano e logo se tornaram peças fundamentais no elenco alvinegro. O camisa 7 despontou como a maior contratação da história do futebol brasileiro e rapidamente justificou o investimento. Em 55 jogos, fez 12 gols e deu seis assistências. Na final da Libertadores, abriu o placar da decisão, que culminou no título inédito para o Glorioso, por 3 a 1, em cima do Atlético-MG.
Já Savarino foi um dos destaques do ano histórico. O camisa 10 somou 14 gols e 13 assistências em 2024 e destacou com passes decisivos, acumulando 110 ao longo da temporada. A conquista da Libertadores coroa a trajetória de sucesso. Savarino se juntou ao compatriota Alejandro Guerra, o primeiro venezuelano a vencer a Libertadores com o Atlético Nacional, de Medellín, em 2016. O atacante foi decisivo na campanha, marcando gols em quase todas as fases do torneio: preliminar, de grupos, oitavas e semifinais.
Para fechar a trinca alvinegra indicada ao prêmio, Thiago Almada desembarcou em julho, e logo caiu nas graças da torcida. Superando os valores investidos em Luiz Henrique, o argentino chegou como promessa, mas fez valer o investimento. Com o meia em campo, o Botafogo perdeu apenas um jogo pelo Brasileirão, justamente o da estreia. Na Libertadores, foi decisivo no mata-mata ao marcar os gols que valeram a classificação nas quartas de final, contra o São Paulo, no Morumbis, e contra o Peñarol na volta das semifinais. Com a camisa alvinegra, foram 26 jogos, três gols e duas assistências.
Técnicos indicados ao prêmio de melhor de 2024
- Artur Jorge - Botafogo
- Diego Aguirre - Peñarol (URU)
- Gustavo Alfaro - seleção do Paraguai
- Gustavo Costas - Racing (ARG)
- Lionel Scaloni - seleção da Argentina
Nas últimas duas edições, os destaques da equipe campeã da competição continental ficaram com o prêmio. O atual Rei da América é Germán Cano, do Fluminense, enquanto Fernando Diniz venceu como melhor treinador. Confira a lista dos últimos campeões:
Últimos vencedores do prêmio Rei da América
- 2023 - Cano - Fluminense
- 2022 - Pedro - Flamengo
- 2021 - Julián Álvarez - River Plate (ARG)
- 2020 - Marinho - Santos
- 2019 - Gabriel Barbosa, o Gabigol - Flamengo
- 2018 - Gonzalo Martínez - River Plate (ARG)
- 2017 - Luan - Grêmio
- 2016 - Miguel Borja - Atlético Nacional (COL)
- 2015 - Carlos Sánchez - River Plate (ARG)
- 2014 - Teófilo Gutiérrez - River Plate (ARG)
- 2013 - Ronaldinho Gaúcho - Atlético-MG
- 2012 - Neymar - Santos
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo