Uma reviravolta nas últimas horas resultou na inclusão de Sassá e Emerson na lista de inscritos pelo Botafogo na fase de grupos da Copa Libertadores da América. A dupla se junta ao goleiro Diego, ao meia Fernandes e ao centroavante Canales. Além deles, os 25 que já haviam disputado a segunda e a terceira fase da competição.
A entrada dos dois primeiros é, mesmo que não dita abertamente pela diretoria, um passo para buscar a renovação dos contratos. O zagueiro ainda não estreou em 2017, enquanto o atacante disputou apenas uma partida. Ambos vinham sendo pouco aproveitados até entre os reservas na atividade.
A expectativa, agora, é que haja acordo entre os dirigentes alvinegros e os representantes dos atletas. Em relação principalmente a Emerson, é algo cada vez mais distante. O aparente passo atrás do Glorioso tem o nítido propósito de tentar segurar um patrimônio: o defensor foi revelação na zaga e o centroavante obteve a artilharia da equipe em 2016.
Antes do jogo-treino desta sexta-feira, contra o Santa Cruz (da Série C do Rio), Sassá, que quase sempre é extrovertido, comandou uma roda que cercou Emerson e vibrou: "ô, o Emerson voltou, o Emerson voltou...". Eles já tinham ali a notícia. Os dois fizeram parte do time. Só reservas na atividade.
Diego passa a ser o quarto goleiro do grupo da Libertadores. Mas com Helton Leite lesionado, um novo jogador para a posição passou a ser necessário. Fernandes foi destaque do jogo contra o Boavista, pela última rodada da Taça Guanabara. Canales ainda é visto com grande expectativa pela diretoria do clube alvinegro.