Saiba como joga o time de Vasco Matos, técnico acertado com o Botafogo

Glorioso vai pagar a multa de 1 milhão de euros para ter o treinador

imagem cameraBotafogo tem acerto encaminhado com treinador Vasco Matos, do Santa Clara (Foto: Reprodução)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 19/02/2025
06:45
Atualizado há 17 horas
Compartilhar

John Textor bateu o martelo sobre o nome técnico do Botafogo para 2025. Após entrevistas e alguns nomes especulados, o escolhido foi Vasco Matos, treinador do Santa Clara, de Portugal. O Alvinegro já comunicou a intenção ao clube português, e discute detalhes contratuais com o comandante. A informação foi primeiramente dada pelo "ge" e confirmada pelo Lance!.

➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Botafogo

▶️ Veja as chances do Botafogo avançar às semifinais do Campeonato Carioca

Matos é sensação em Portugal e vem chamando atenção de diversos clubes, inclusive da Premier League. Mesmo sendo um jovem treinador e com poucos trabalhos na carreira, o português de 44 anos tem feito uma ótima campanha com o Santa Clara nesta temporada. Atualmente, a equipe é a quinta colocada, com 38 pontos, 12 vitórias, dois empates e oito derrotas. Caso vença o duelo contra o Estrela Amadora, no próximo domingo (23), a equipe pode chegar a 13 vitórias na liga, igualando o recorde do clube na principal divisão do futebol português.

O comandante só treinou três clubes na carreira: Vilafranquense, Alverca e Santa Clara, além de já ter sido auxiliar técnico do Casa Pia. Em 2023, Vasco assumiu os Açorianos ainda na segunda divisão e fez o seu trabalho de maior destaque. O técnico liderou o clube de volta à elite do futebol português, com 73 pontos conquistados, invencibilidade fora de casa e tendo a defesa menos vazada da Europa, com apenas 19 gols sofridos.

Vasco Matos na temporada 2023/24:

  1. Campeão da 2ª Liga e recorde de pontos do clube (73 pontos).
  2. Primeira equipa da 2ª Liga a terminar a temporada sem derrotas fora de casa.
  3. Defesa menos batida da Europa, com apenas 19 golos sofridos no campeonato (comparação entre as primeiras e segundas divisões do TOP-10 da UEFA).

Vasco Matos na temporada 2024/25:

  1. Equipa sensação da atual temporada 24/25.
  2. Atualmente no 5º lugar, com 38 pontos. Nunca o Santa Clara teve tantos pontos à 22ª jornada.
  3. Melhor primeira volta da sua história, 31 pontos.
  4. Melhor início de sempre do clube na 1ª Liga.
  5. Já bateu Recorde de vitórias do Santa Clara na 1ª Liga à 21ª jornada (13 vitórias), a faltar 13 jogos para o final do campeonato.
  6. Plantel que mais valorizou no último ano, segundo o portal 'Transfermarkt': 65,8% desde dezembro, passando de 15,35 milhões de euros para 25,45 milhões de euros.
  7. Primeira vitória da sua história em casa do Sporting, e apenas a 2ª vitória do Santa Clara em casa de um dos 3 grandes. Primeiro empate da sua história na casa do FC Porto.
  8. Eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal pelo Sporting, em prolongamento.

Como joga?

Seu esquema preferido é o 3-4-3, mas tem facilidade para se adaptar às necessidades e qualidades de seus jogos, utilizando também o 4-2-3-1. Vasco preza por uma organização tática e solidez defensiva. Construindo boas defesas, o treinador elabora estratégias para chegar ao campo ofensivo, priorizando transições rápidas e eficientes. Seu foco não é apenas proteger o resultado, mas também fazê-lo com inteligência e precisão.

Vasco Matos usa duas medidas táticas para ajudar sua equipe a atingir essa estabilidade: a pressão e a defesa em bloco profundo. O princípio mais básico de Matos é condensar o espaço para minimizar o espaço de jogo efetivo para o time adversário, que o Santa Clara usa na pressão e na defesa em situações mais estáticas, ou seja, minimiza o espaço para seus adversários jogarem. Algo parecido com o que Artur Jorge fazia no Botafogo em 2023.

Essa movimentação entre as posições gera muita pressão para os jogadores adversários, mesmo que o Santa Clara esteja recuando para um bloco profundo. O time geralmente se alinha no 3-4-3, mas muda o formato somente durante a pressão.

A maioria das corridas ofensivas acontece por fora, com os laterais avançando a bola para o terço final e os pontas avançando um pouco mais para dentro, tentando assumir o controle ali. O meio-campo não é muito acionado, com apenas algumas ações progressivas vindas das posições do centro.

▶️ Tiquinho posta contra gramado sintético e torcedores do Botafogo se revoltam: ‘Ingratidão’

Botafogo já avisou ao Santa Clara sobre intenção de ter Vasco Matos (Foto: Reprodução)
Siga o Lance! no Google News