Botafogo teve 33% de aproveitamento contra os cinco últimos rivais no primeiro turno do Brasileiro
Alvinegro somou cinco pontos na mesma sequência que terá pela frente no segundo turno na primeira metade do Campeonato Brasileiro; primeiro desafio é contra o Corinthians
A reta final do Campeonato Brasileiro, definitivamente, chegou. Ao Botafogo, o momento é de decisão para escapar da zona de rebaixamento e, por isto, os últimos cinco compromissos pela competição nacional são vistos como decisões pelo elenco e pela comissão técnica. Com 36 pontos conquistados, o Alvinegro está a um ponto do Fluminense, primeiro clube na degola.
A equipe comandada por Alberto Valentim vai encarar diferentes realidades nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Entre os compromissos, Corinthians e Internacional, que lutam por uma vaga na Taça Libertadores; e Chapecoense, Atlético-MG e Ceará, que também tentam fugir da parte inferior da tabela. Três das partidas - contra Timão, Colorado e Vozão - serão realizadas no Nilton Santos.
Se puder servir como referência, a mesma sequência que o Glorioso terá agora pelo Brasileirão foi marcada por instabilidade no primeiro turno. Vale ressaltar, contudo, que o contexto era diferente daquilo que é visto atualmente: o treinador era Eduardo Barroca, o Alvinegro estava longe da zona de rebaixamento e ainda tinha objetivos de se colocar entre os seis primeiros colocados na tabela - a distância para o G6 antes do duelo contra o Corinthians, pela 15ª rodada, era de 2 pontos.
A sequência, porém, não foi positiva. Se o Botafogo cogitava uma vaga entre os seis primeiros colocados no começo dos compromissos, terminou com 27 pontos, a cinco do G6 - desde então, o Alvinegro somou apenas mais 9 pontos. Nos compromissos pela primeira metade do Brasileirão, o Glorioso somou uma vitória, contra o Atlético-MG, dois empates, diante de Chapecoense e Ceará e foi superado por Corinthians e Internacional, o equivalente, ao todo, a 33,3% de aproveitamento.
Se a história do primeiro turno se repetir e o Botafogo somar, novamente, mais cinco pontos nos últimos jogos, o time de Alberto Valentim terminará o Campeonato Brasileiro com 41 pontos, marca abaixo dos 44 pontos, considerada historicamente como "número mágico" para fugir da zona de rebaixamento. Vale ressaltar que, no segundo turno, o Alvinegro terá mais uma partida para fazer em seus domínios.
DESEMPENHO DO BOTAFOGO NOS ÚLTIMOS 5 JOGOS DO PRIMEIRO TURNO:
Corinthians 2 x 0 Botafogo - Arena Itaquera
Botafogo 0 x 0 Chapecoense - Estádio Nilton Santos
Internacional 3 x 2 Botafogo - Estádio Beira-Rio
Botafogo 2 x 1 Atlético-MG - Estádio Nilton Santos
Ceará 0 x 0 Botafogo - Arena Castelão
REALIDADE DO SEGUNDO TURNO:
Botafogo x Corinthians (8º) - Nilton Santos - 24 de novembro
Chapecoense (19º) x Botafogo - Arena Condá - 27 de novembro
Botafogo x Internacional (7º) - Nilton Santos - 30 de novembro
Atlético-MG (13º) x Botafogo - Mineirão - 4 de dezembro
Botafogo x Ceará (15º) - Nilton Santos - 8 de dezembro