No dia 13 de fevereiro, Alberto Valentim foi anunciado pelo Botafogo em um período para lá de turbulento. A equipe alvinegra havia sido eliminada da Copa do Brasil de forma vexatória e para o Flamengo na Taça Guanabra - também jogando mal. Desde então, na vaga de Felipe Conceição, 100 dias se passaram, que bordaram um título estadual, uma vaga à próxima fase na Sul-Americana e, até agora, uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro.
Já a estreia se deu contra o Nova Iguaçu, dia 22 de fevereiro, pela primeira partida da Taça Rio, e com vitória. Agitou o ambiente e promoveu mudanças em todos os setores, sendo as mais significativas, naquele contexto: Marcelo Benevenuto na vaga de Carli, Marcinho e Moisés nas laterais, Rodrigo Lindoso de volta ao time titular e Kieza como a referência principal.
Aos poucos, o time ganhou corpo o suficiente para alcançar o título carioca com méritos. Antes disso, chamou a atenção quando apontou para o rendimento da derrota no clássico contra o Flamengo, pela Taça Rio, como um dos melhores sob o seu comando. E dias depois, contra o mesmo Rubro-Negro, venceu por 1 a 0 e viu o Glorioso ir à final e ter a partida mais equilibrada.
Depois do Carioca, Valentim comanda um time que ainda oscila no Brasileiro, muito bem em casa e mal fora. Na Sul-Americana, passou com susto à segunda fase, porém vê a torcida pesar a confiança na competição continental. O trabalho é promissor e tende a ganhar mais confiança dos alvinegros "jogo a jogo", sendo "ponta firme" - conforme ele se expressa nas coletivas.
- Balanço é positivo (100 dias de Valentim): título carioca, posição intermediária no Brasileiro e temos muito a crescer - sintetizou Marcinho, que, ao lado de Igor Rabello, jogou todos os duelos sob o comando do treinador ex-Palmeiras.
NÚMEROS DE ALBERTO VALENTIM NO BOTAFOGO
JOGOS - 19
VITÓRIAS - 9
EMPATES - 4
DERROTAS - 6
APROVEITAMENTO - 54,3%
GOLS FEITOS - 23
GOLS LEVADOS - 22