Uma disputa acirrada e emocionante, remada a remada, entre Botafogo e Flamengo, marcou a quinta e última etapa do Campeonato Estadual de Remo, com a equipe alvinegra vencendo seis das 15 provas disputadas contra cinco vitórias do clube rubro-negro, conquistando o título inédito de hexacampeã carioca da modalidade .
A competição foi realizada na manhã deste domingo, no Estádio de
Remo da Lagoa, com a presença de grande público, apesar do tempo instável de céu nublado. Na regata o Botafogo somou 147 pontos, seguido pelo Flamengo, em segundo lugar, com 145 pontos, o Vasco da Gama, em terceiro, com 80 pontos, o Clube de Remo Rio de Janeiro, em quarto, com 10 pontos, o Guanabara, em quinto, com 2 pontos, e o Piraquê, em sexto, com um ponto.
O técnico do Botafogo, Alexandre Xoxo, estava exultante com mais essa conquista de sua equipe afirmando que tudo é resultado de um conjunto de fatores e analisa:
- Tudo isso é resultado de muito trabalho e dedicação. Estou no remo desde 83 e nunca vi um grupo tão dedicado e unido. Todos são maravilhosos e muito talentosos, além de aceitarem tudo que é proposto para eles. São determinados e estão sempre muito animados. Eu estou feliz demais com mais esse título. Estão todos de parabéns. Agora vamos com tudo para o Campeonato Brasileiro de Barcos Longos, que acontece semana que vem.
Para o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, o ano de 2018 está sendo muito bom para o remo carioca, com mais conquistas de medalhas no Mundial, a realização do Brasileiro, no Rio de Janeiro, além do encerramento do Campeonato Estadual com chave de ouro e completa:
- O encerramento do estadual superou as minhas expectativas, chegando a ter provas com oito barcos competindo. Isso é maravilhoso. Sucesso total e tenho muito orgulho de fazer parte disso tudo. A sensação de dever cumprido é muito boa. Foi emocionante ver as disputas acirradas do Botafogo e do Flamengo. O clube rubro-negro lutou o tempo todo tentando superar os remadores da equipe alvinegra. Uma briga bonita de se ver, mas no final o Botafogo mostrou sua força e venceu pelo sexto ano consecutivo e está de parabéns. Aliás, estão todos de parabéns, a diretoria técnica da FRERJ, a arbitragem e todos os envolvidos na organização do campeonato.
Com a realização da última etapa a classificação final do Campeonato Estadual de Remo ficou assim: 1º) Botafogo, 758 pontos, 2º) Flamengo, com 703 pontos, 3º) Vasco da Gama, com 365 pontos, 4º) Clube de Remo Rio de Janeiro, com 32 pontos, 5º) Escola Naval, com 11 pontos, 6º) Guanabara, com 7 pontos, 7º) Piraquê, com 6 pontos.
O Campeonato Estadual foi encerrado, mas a temporada carioca de remo não chegou ao fim. No próximo dia 27, acontece 52ª Regata Remo do Futuro, que revela talentos do esporte.