Desde o início de 2017 no comando do Brasil de Pelotas, o técnico Clemer foi demitido do clube no último domingo (17) juntamente com outros três integrantes da comissão técnica do Xavante, José Leão e Rubens Cardoso, além do preparador físico João Goulart.
A reformulação no departamento de futebol atingiu também a parte da gerência, já que Vinicius Sinott também foi mandado embora do clube em meio a um momento de turbulência gerado pela má campanha na Série B do Campeonato Brasileiro.
Mesmo com a ótima campanha no início do ano dentro do Campeonato Gaúcho que culminou com o vice-campeonato sendo derrotado na final para o Grêmio, o Brasil não manteve o nível de desempenhos na Segundona. O clima inclusive de confiança entre jogadores e o hoje treinador ficou em evidência quando o jovem Alisson Farias foi desligado do Xavante por problemas com Clemer.
No aproveitamento como um todo no período em que esteve a frente do clube pelotense, o técnico que está no mercado obteve 19 vitórias, 14 empates e 18 derrotas em 51 partidas.