Em penúltimo lugar na classificação da Série B com 14 pontos e acumulando uma desvantagem de oito unidades para o atual 16° colocado, o Vila Nova, a situação do Brasil de Pelotas, pensando em escapar da zona de rebaixamento, pode ser considerada como crítica.
>Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS
Um elemento que dá a noção da dificuldade que o Xavante terá na parte final da competição para evitar o rebaixamento foi a equação exibida pelo portal 'ge' que conta com os cálculos feitos pelo famoso matemático Tristão Garcia.
Levando em consideração que 47 pontos tem sido a média considerada como margem segura para uma equipe não disputar a Série C, o aproveitamento da equipe precisaria atingir incríveis 65% dentro dos 17 compromissos restantes no segundo turno.
Para se ter uma ideia, esse aproveitamento significa vencer pelo menos mais 11 partidas até o final da Série B. Até o momento, o time venceu apenas duas além de oito empates e 11 derrotas com 12 gols marcados e 23 sofridos.
A próxima oportunidade que o time gaúcho terá de iniciar a trajetória de reabilitação será na próxima sexta (3), em visita ao Rio de Janeiro, onde duelará com o Vasco em São Januário.