Lutando contra o rebaixamento, Santos, Vasco e Bahia tiveram oportunidades de pontuar em casa na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o trio sofreu com duras e inesperadas derrotas para Fluminense, Corinthians e São Paulo, respectivamente.
Na Série B em 2022, o Cruz-Maltino e o Tricolor jogam suas vidas para evitar uma nova queda recente em suas histórias. Por outro lado, o Peixe luta com todas as suas forças para evitar o primeiro descenso em sua história na Série A. E justamente no ano do Brasileirão Rei, em homenagem a Pelé, que faleceu no fim do ano passado.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
➡️ Confira e simule os próximos jogos do Brasileirão
DEIXA QUE EU DEIXO
Nesse deixa que eu deixo, o Bahia é quem vive o pior momento apesar do recente triunfo por 5 a 1 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena. Atualmente comandada por Rogério Ceni, a equipe sofreu cinco derrotas nos últimos 10 jogos disputados, tendo somado apenas 13 pontos nesse período. Nesse momento, o Tricolor ocupa a 17ª colocação com 41 pontos e estaria caindo se a competição terminasse hoje.
Já o Vasco vive a "melhor fase" dentre seus principais concorrentes contra o rebaixamento e conseguiu ter uma grande reação no segundo turno para escapar da zona de rebaixamento. Nas últimas 10 partidas, a equipe de Ramón Díaz somou 15 dos 30 pontos disputados, mas não vence há três jogos consecutivos.
Assim como o Bahia, o Santos também somou 13 pontos nas últimas 10 rodadas do Brasileirão, além de ter arrancado um empate surpreendente contra o Botafogo nos acréscimos. No entanto, o Peixe voltou a apresentar um futebol muito abaixo da média na derrota acachapante para o Fluminense, na Vila Belmiro, o que aumenta a desconfiança de seus torcedores.
TEM TABELA MAIS FÁCIL?
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Santos talvez tenha a tabela mais acessível, uma vez que enfrenta Athletico-PR e Fortaleza. Enquanto o Furacão não tem pretensões na competição, o Tricolor pode chegar na 38ª rodada livre do rebaixamento em caso de uma vitória sobre o Goiás.
Por outro lado, o Vasco é quem possui a tabela mais complicada com Grêmio e RB Bragantino no calendário, que são times que estão no topo da tabela, sonham, ainda que de forma remota, com o título nacional, mas buscam uma vaga direta na próxima edição da Libertadores.
O Bahia possui um jogo em tese mais tranquilo diante do América-MG, que é o lanterna do Brasileirão com 23 derrotas e a pior defesa do torneio, mas fecha sua participação contra o Atlético-MG, que também sonha com o troféu doméstico.