Botafogo alcança a quarta vitória seguida, se aproxima do G6 e trava a luta do Internacional pelo título
Glorioso alcançou pontuação com a qual nunca um time foi rebaixado no Brasileirão; time segue sonhando com a Libertadores, enquanto o Inter perdeu fôlego na luta pelo título
O desafio era grande: superar um postulante ao título do Campeonato Brasileiro. Mas tão grande quanto o desafio é o sonho do Botafogo de ir à próxima Copa Libertadores. E com esse sonho em mente, o Glorioso venceu o Internacional por 1 a 0, na tarde deste domingo, alcançou os 47 pontos que sempre evitaram rebaixamentos e se aproximou do G6. Foi a quarta vitória seguida do Glorioso, que brecou a caça do Colorado ao Palmeiras.
Domínio chileno
A esperada dura partida foi vista desde o início, mas com o Glorioso tomando a iniciativa com Valencia: aos quatro e aos 15 minutos, os chutes foram para fora; aos 25, a cobrança de falta ficou nas mãos de Marcelo Lomba. Do outro lado, a equipe visitante tentava incomodar pelo lado esquerdo, mas um chute rasteiro de Nico López, aos 19, facilmente defendido por Gatito Fernández, foi o que de mais perigoso a postulante ao título obteve na primeira etapa.
Mudança certeira
Durante a parada técnica, aos 30 minutos, Zé Ricardo inverteu o posicionamento dos pontas botafoguenses. E deu resultado rapidamente: pela direita, Luiz Fernando abriu espaço, Marcinho apareceu como elemento-surpresa, chutou com perigo e arrumou escanteio. Na jogada seguinte, Matheus Fernandes cruzou e Erik, agora na esquerda, se antecipou a Zeca e chutou sem chances de defesa para Marcelo Lomba. Placar aberto aos 41 minutos.
Colorado sem sucesso
O Inter tentou pressionar de cara na segunda etapa, mas a confiança alvinegra era alta. Tanto que o time visitante cercou, cercou, mas não conseguiu sucesso. E aos 10, depois de bola invertida, Luiz Fernando ajeitou e Marcinho chutou de primeira. Lomba defendeu.
Perigoso desperdício
Diante de um adversário necessitado da vitória, mas pouco eficiente, o Botafogo passou a jogar nos contra-ataques. Assim, Valencia e Rodrigo Pimpão tiveram chances, mas o primeiro demorou a se decidir e o goleiro colorado travou a bola com os pés. O segundo tentou encobrir Lomba, que se esticou e evitou o gol. Na reta final, Gatito fez três defesas importantes. E o Colorado, à flor da pele, se envolveu em confusões e viu Wellington Silva e Rodrigo Moledo serem expulsos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 INTERNACIONAL
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 18/11/2018 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Renda/público: R$156.802,50/ 17.373 pagantes (19.006 presentes)
Cartões amarelos: Rodrigo Moledo, Rodrigo Dourado, Edenílson e D'Alessandro (INT); Carli e Rodrigo Pimpão (BOT)
Cartão vermelho: Wellington Silva (54'/2ºT), Rodrigo Moledo (55'/2ºT),
GOL: Erik , 41'/1ºT
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso e Valencia (Renatinho, 40'/2ºT); Erik, Brenner (Kieza, 25'/2ºT) e Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão, 34'/2ºT) - Técnico: Zé Ricardo.
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba, Zeca (Wellington Silva, 12'/2ºT), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Edenílson, Rodrigo Dourado e D'Alessandro; Nico López (Rossi, 22'/2ºT), Patrick (Camilo, 35'/2ºT) e Leandro Damião - Técnico: Odair Hellmann.