Botafogo se impõe, vence o Palmeiras, sai da zona e tira o rival da liderança
Com dois gols de Neilton ainda no primeiro tempo, equipe carioca faz 3 a 1 no Verdão e respira na competição; Verdão perde a segunda seguida e cai para terceiro
Uma partida importante para o mandante, para o visitante e para o Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo, o Botafogo se impôs e venceu o time que, até o início da rodada, era o líder da competição. A Arena da Ilha acompanhou um 3 a 1 que fez o Palmeiras cair para terceiro na competição. O Glorioso chegou a 20 pontos e sai da zona de rebaixamento.
No primeiro minuto de jogo, Camilo achou Canales na área e o chileno limpou Thiago Santos. O chute, porém, não teve a direção certa. Aos 12, Diogo Barbosa avançou pela lateral, cortou Róger Guedes e chutou de direita. A bola foi por cima.
Até que a pressão surtiu efeito. Aos 20 minutos, Róger Guedes forçou na saída de bola, o Botafogo roubou na intermediária e Neilton foi lançado sozinho. O atacante chutou por baixo do goleiro Vagner e abriu o placar.
Aos 26, o time visitante já tentava trabalhar mais a bola. Mas foi na segunda tentativa seguida de um cruzamento que Zé Roberto achou Thiago Santos. O volante fez o gol, mas o impedimento já estava marcado. Até que Neilton fez mais um. Arrancou pela esquerda, limpou dois adversários - Jean e Dracena - e deslocou o goleiro. Golaço, aos 34 minutos.
Na reta final da primeira etapa, o Palmeiras tentou pressionar. Aos 39 minutos, Leandro Pereira sairia sozinho, na entrada da área. Rodrigo Lindoso evitou. Nos minutos finais, os três atacantes alviverdes travaram um duelo com o goleiro do Botafogo. Sidão defendeu todas essas finalizações.
Para tentar mudar o panorama terrível do primeiro tempo, o time paulista voltou do intervalo com duas alterações. E pressionou logo no início. Erik precisou ser desarmado dentro da área, aos dois minutos e, aos quatro, Zé Roberto cruzou e o mesmo atacante mandou no travessão.
O Glorioso foi aparecendo aos poucos, com chutes de Rodrigo Lindoso e Luis Ricardo. Mas o Palmeiras se impôs e, com muita pressão, conseguiu o gol aos 32. Moisés chutou de fora da área, Sidão espalmou e Erik aproveitou o rebote. Mas foi pouco. No fim do jogo, Vagner derrubou Vinícius Tanque na área e Camilo converteu o pênalti, aos 42 minutos.
O Botafogo voltará a campo na quinta, quando visita a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, às 19h15. O Palmeira joga no mesmo dia, às 21h30, contra a Chapecoense, fora de casa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 PALMEIRAS
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/horário: 31 de julho de 2016, às 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC-FIfa)
Auxiliares: Carlos Lúcio Gil (SC-Fifa) e Carlos Brekenbrock (SC)
Público/renda: 7.743 pagantes/ R$ 254.040,00
Cartões amarelos: Diogo, Bruno Silva, Airton e Canales (BOT); Jean, Vitor Hugo e Edu Dracena (PAL)
Gols: Neilton aos 18'/1ºT (1-0) e 34'/1ºT (2-0); Erik 32'/2ºT (2-1); Camilo 41'/2ºT (3-1)
BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense, 16'/2ºT) e Camilo (Salgueiro, 47'/2ºT), Neilton e Canales (Vinícius Tanque, 27'/2ºT) - Técnico: Ricardo Gomes.
PALMEIRAS: Vagner, Jean, Edu Dracena (Thiago Martins, 5'/2ºT), Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Moisés e Cleiton Xavier (Rafael Marques, Intervalo); Róger Guedes (Dudu, Intervalo), Erik e Leandro Pereira - Técnico: Cuquinha.