Aumento de vagas para Liberta pode ‘esvaziar’ disputa de Estaduais
Especialistas veem as mudanças no calendário como um momento para rever conceitos das competições regionais. Matemático aponta como ficariam atuais chances com G8 e G9
A expectativa toma conta de torcedores nesta reta final de Brasileirão. Confiantes por estar na Copa Libertadores de 2018, equipes medem forças e fazem as contas para saber qual é o melhor rumo de obter um dos lugares na zona de classificação. No entanto, o mistério quanto à lista de vagas persiste: o atual G7 pode se tornar um G8 ou até um G9, dando margem para representantes do mesmo estado estarem em massa na competição continental.
Atualmente no G4, o líder Corinthians, além de Santos e Palmeiras estão com suas classificações encaminhadas. O Rio de Janeiro também está bem. O aumento de vagas pode abrir espaço para mais um carioca: além de Botafogo e Flamengo, que estão no G7, o Vasco tem chances de abocanhar um espaço.
Aos olhos dos especialistas do LANCE!, este cenário é visto como um sinal de alerta quanto à duração dos estaduais no calendário atual. Eduardo Tironi acredita que a tendência é de um "esvaziamento" regional:
- De certa forma, aconteceu este ano com o Botafogo, por exemplo, que fez boa parte do Estadual para cumprir tabela. Se nove times estiverem na Libertadores, é natural que isto aconteça. E acho correto. Os Estaduais atuais não cabem mais no calendário brasileiro - afirmou o colunista.
Já para o editor Eduardo Mansell, o debate fica mais extenso: os estaduais e o Brasileirão precisariam de ajustes.
- O crescimento da Copa Libertadores, da Sul-Americana e da própria Copa do Brasil amplia a discussão sobre os Estaduais e o próprio Brasileiro. Com a possibilidade de G9, acredito que o Brasileirão poderia aumentar os participantes para 22 ou 24. O país tem tamanho de continente. Mas para isso o Estadual precisa reduzir suas datas. Tem seu charme, mas hoje deveria ser torneio de pré-temporada, com poucas datas.
O matemático da UFMG, Gilcione Nonato Costa, divulgou ao LANCE! como ficariam as chances matemáticas da atual classificação em caso de uma ampliação da lista de vagas. Seja com o Grêmio vencendo a Libertadores ou com Flamengo campeão da Sul-Americana, ou um G9 a hipótese de um terceiro clube carioca fica maior.. Mas não se pode descartar a entrada de um clássico mineiro.
Confira os cálculos para a situação com título de Libertadores a partir da atual classificação:
COM GRÊMIO CAMPEÃO
CLASSIFICADOS
CORINTHIANS (100%)
CRUZEIRO (100%)
GRÊMIO (100%)
LUTA POR DEMAIS VAGAS
SANTOS (99.97%)
PALMEIRAS (99.84%)
BOTAFOGO (93.6%)
FLAMENGO (81.8%)
VASCO (67.5%)
BAHIA (19.3%)
ATLÉTICO-MG (16.8%)
SÃO PAULO (11%)
FLUMINENSE (4.2%)
ATLÉTICO-PR (4.1%)
CHAPECOENSE (0.87%)
CORITIBA (0.74%)
VITÓRIA (0.31%)
SPORT (0.001%)
SEM CHANCES MATEMÁTICAS
ATLÉTICO-GO
AVAÍ
PONTE PRETA
G8 COM FLAMENGO CAMPEÃO MUDA LEVEMENTE PANORAMA
Já a possibilidade de o título ficar apenas nas mãos do Flamengo traz mudança no cenário para os clubes. Concorrentes diretos do Rubro-Negro na classificação ficarão com menos possibilidade, devido à chance de o Grêmio não conquistar a Copa Libertadores.
COM FLAMENGO CAMPEÃO
CLASSIFICADOS
CORINTHIANS
CRUZEIRO
FLAMENGO
A BRIGA PELAS VAGAS
GRÊMIO (99.996%)
SANTOS (99.95%)
PALMEIRAS (99.78%)
BOTAFOGO (92.3%)
VASCO (63%)
BAHIA (15.2%)
ATLÉTICO-MG (13.5%)
SÃO PAULO (9%)
ATLÉTICO-PR (3.3%)
FLUMINENSE (2.9%)
CHAPECOENSE (0.58%)
CORITIBA (0.4%)
VITÓRIA (0.14%)
SPORT (0.001%)
SEM CHANCES MATEMÁTICAS
ATLÉTICO-GO
AVAÍ
PONTE PRETA
G9: RISCO DE 'ESVAZIAR' ESTADUAIS DE RIO, SÃO PAULO E... MINAS!
A possibilidade de uma conquista do Grêmio na Copa Libertadores e de uma volta olímpica do Flamengo na Copa Sul-Americana pode renovar os ânimos para várias equipes. Além de um terceiro clube carioca, não estariam descartadas presenças de um quarteto paulista ou do Rio e até de dois mineiros.
CLASSIFICADOS
CORINTHIANS
CRUZEIRO
FLAMENGO
GRÊMIO
A BRIGA POR VAGAS
SANTOS (99.999%)
PALMEIRAS (99.992%)
BOTAFOGO (97.7%)
VASCO DA GAMA (82.8%)
BAHIA (38.8%)
ATLÉTICO-MG (31.5%)
SÃO PAULO (22.4%)
FLUMINENSE (11.3%)
ATLÉTICO-PR (9.1%)
CHAPECOENSE (2.9%)
CORITIBA (2.5%)
VITÓRIA (1.1%)
SPORT (0.028%)
PONTE PRETA (0.004%)
AVAÍ (0.001%)
SEM CHANCES MATEMÁTICAS
ATLÉTICO-GO