Com gols "Made in Cotia", o São Paulo derrotou o Corinthians por 2 a 1, no Morumbi, pela sexta rodada do Brasileirão-2020. Os jovens Toró e Brenner (autor do segundo gol), foram responsáveis pela jogada do tento que deu os três pontos ao time da casa nos acréscimos. Já o Alvinegro, que havia "achado" o empate na primeira etapa, sofreu seu primeiro revés em clássicos neste ano.
TABELA
> Confira como está a classificação do Brasileirão
TEMPO MOVIMENTADO
O primeiro tempo começou como se esperava, com o Tricolor tomando conta das ações do jogo, trocando passes dentro da intermediária do Timão, que por sua vez não conseguia sair daquela pressão, nem mesmo tentando jogar com a bola no pé, sem chutões. Sendo assim, o primeiro lance de perigo foi dos donos da casa, em um cruzamento de Liziero, que Gil desviou na hora certa.
Nos minutos seguintes, o domínio são-paulino permaneceu e avançou ainda mais no campo corintiano, deixando o rival acuado. Não demorou muito para pintar o primeiro tento no placar, mas ele veio em cobrança de falta. Hernanes, que substitui Daniel Alves, bateu firme, no meio do gol e contou com vacilo de Cássio para deixar o São Paulo em vantagem, de forma justa, no Morumbi.
Com a vantagem no resultado, o Tricolor passou a controlar o jogo como quis, mas sem ameaçar tanto a meta de Cássio. Em contrapartida, o Corinthians não conseguia reagir e parecia "encaixotado" e o time só finalizou pela primeira aos 26 minutos da etapa inicial, com Jô. Até que veio a parada técnica e logo em seguida Cantillo fez um belo lançamento para Ramiro, que recebeu na área e finalizou, Tiago Volpi falhou ao tentar defender e a bola entrou para o empate.
Em resposta, o São Paulo tentou pressionar o adversário na reta final do primeiro tempo, mas não obteve resultado, enquanto o Timão se segurou e manteve o empate que "achou" até o intervalo do Majestoso no Morumbi.
CALOR E GOL NO FIM
Já na volta do intervalo, Tiago Nunes sacou Araos e colocou Luan para tentar mudar um pouco a configuração da partida. No entanto, foi o forte calor o agente principal da mudança no duelo. Desde o início da segunda etapa deu para notar que o rendimento das duas equipes teve uma queda. O cansaço falou mais alto e acabou interferindo no ritmo do duelo, que ficou monótono.
Mesmo com o desgaste, o São Paulo continuou com o domínio da partida e o Corinthians passou a tentar construir melhor o seu jogo, mas foram mesmo os donos da casa que tiveram as melhores chances nos primeiros 15 minutos. Primeiro com Pablo, de cabeça, que Cássio defendeu, e depois com Paulinho Boia, chutando de fora da área, para outra defesa do goleiro alvinegro.
Ambos os técnicos fizeram alterações nesse primeiro terço do duelo, mas o ritmo do clássico continuou mais baixo do que o da etapa inicial. Quem fugiu à regra foi Gustavo Mosquito, com duas boas jogadas pela direita que acabaram neutralizadas pela zaga do São Paulo. Nesse meio tempo, porém, Igor Gomes errou um passe no meio e quase proporcionou perigo contra seu patrimônio.
Tiago Nunes promoveu a estreia de Otero, entrando pelo lado esquerdo, como o próprio meia disse preferir jogar. Enquanto Fernando Diniz colocou Toró no lugar de Luciano para tentar incluir um pouco mais de velocidade no jogo são-paulino. Mas foi uma alteração anterior que decidiu o clássico. Aproveitando cruzamento preciso do próprio Toró, Brenner, de cabeça, sozinho, deixou Cássio sem ação e desempatou o duelo aos 46 minutos do segundo tempo.
COMO FICAM OS TIMES
Com a vitória por 2 a 1, o São Paulo vai a 13 pontos no Brasileiro e atinge a segunda posição. Enquanto isso, o Corinthians permanece com cinco pontos, na 13ª colocação. Na próxima rodada, o Tricolor vai enfrentar o Atlético-MG, fora de casa, na quinta-feira, às 20h (de Brasília), enquanto o Timão vai pegar o Goiás, também fora de casa, na quarta-feira, às 19h15 (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 CORINTHIANS
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Data-Hora: 30/8/2020 - 11h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Público/renda: Portões Fechados
Cartões amarelos: Luciano, Brenner e Tchê Tchê (SAO)
Cartões vermelhos: -
Gols: Hernanes (13'/1ºT) (1-0), Ramiro (35'/1ºT) (1-1), Brenner (46'/2ºT) (2-1)
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Liziero; Tchê Tchê, Gabriel Sara (Igor Gomes, aos 12'/2ºT) e Hernanes (Luan, aos 28'/2ºT); Luciano (Toró, aos 28'/2ºT), Paulinho Boia (Brenner, aos 12'/2ºT) e Pablo (Bruno Alves, aos 48'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Cantillo (Otero, aos 16'/2ºT) e Éderson; Ramiro (Gabriel, aos 33'/2ºT), Araos (Luan, no intervalo) e Léo Natel (Gustavo Silva, aos 16'/2ºT); Jô (Boselli, aos 45'/2ºT). Técnico: Tiago Nunes.