Da final do Mundial à luta contra o rebaixamento: o que mudou na vida de Vasco e Corinthians em duas décadas?

Equipes se enfrentam nesta terça-feira (28), em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileirão

imagem cameraPelo primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians derrotou o Vasco por 3 a 1(Foto: Daniel Ramalho/Vasco)
Avatar
Vitor Coelho Palhares
São Paulo (SP)
Supervisionado porFábio Lázaro
Dia 28/11/2023
14:42
Atualizado em 28/11/2023
17:00
Compartilhar

Dois dos maiores clubes do país, Corinthians e Vasco travaram batalhas épicas em campo e oscilaram entre momentos de ascensão e queda ao longo deste século.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Em janeiro de 2000, ambos os times contavam com elencos estrelados e disputaram a final do Mundial de Clubes, no Maracanã. Após um empate sem gols que perdurou até o final da prorrogação, o Timão sagrou-se campeão nos pênaltis, ao vencer o adversário por 4 a 3, na primeira edição do torneio organizada pela Fifa.

Liderado por Alberto Dualib, presidente do clube à época, o Corinthians prosseguiu com o bom momento e conquistou os títulos da Copa do Brasil (2002) e do Campeonato Brasileiro (2005). Porém, enfrentou uma crise sem precedentes na temporada seguinte (2006) e acabou rebaixado.

O Vasco, por sua vez, viveu um hiato de celebrações no período, e viu seu rendimento no futebol decair ao longo dos anos, o que culminou no descenso da equipe à Série B em 2008, uma temporada depois do Alvinegro.

➡️ Confira a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro

A rivalidade entre paulistas e cariocas voltou a se aflorar em 2009. Na ocasião, as equipes duelaram pelas semifinais da Copa do Brasil. O jogo de ida, disputado no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1. A segunda partida, realizada no Pacaembu, também terminou em igualdade. Por conta do gol qualificado, o Corinthians avançou à decisão.

O caminho das agremiações se cruzou novamente em 2011. O Brasileirão desta temporada foi disputado ponto a ponto por Corinthians e Vasco, chegando assim, na última rodada, com as duas equipes com chances de faturar o título. Precisando de uma combinação de resultados, o Gigante da Colina viu o Palmeiras complicar a vida do adversário no Pacaembu, mas não fez a sua parte diante do Flamengo, e viu o clube do Parque São Jorge faturar o pentacampeonato nacional.

No ano seguinte, ambos se encontraram nas quartas de final da Libertadores, em duelo marcado pela defesa histórica de Cássio em chute de Diego Souza. O placar agregado do confronto foi de 1 a 0 para o Corinthians, resultando na classificação dos paulistas.

Defesa de Cássio, do Corinthians, em chute de Diego Souza, do Vasco, pela Libertadores (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

Após o embate na maior competição de clubes da América do Sul, o Timão viveu anos de glória, conquistando a Libertadores (inédita), Mundial de Clubes, Recopa, Paulistão (4x) e Campeonato Brasileiro (2x).

Por outro lado, o Vasco amargou três rebaixamentos no período, enfrentou dificuldades para encontrar estabilidade administrativa e vendeu 70% da SAF do clube para a 777 Partners, que hoje controla a gestão do futebol.

Em 2023, os rivais voltaram a se encontrar em uma disputa, mas desta vez na parte de baixo da tabela. O Vasco, que ocupa a décima sexta posição, recebe o Corinthians, atual décimo quarto colocado. No momento, as equipes estão separadas por apenas dois pontos e duelam pela sobrevivência no Brasileirão.

Siga o Lance! no Google News