A realidade do Brasil de Pelotas é bem diferente do que há três rodadas atrás na Série B do Campeonato Brasileiro.
Tendo conseguido engatar uma excelente sequência de nove pontos em nove disputados, o cenário desesperador do Xavante, anterior lanterna do torneio, se transformou em algo digno de esperança de olhar para cima na tabela estando, atualmente, em 10° lugar com nove pontos.
O Criciúma, que já vivia também dificuldades na competição em patamar semelhante ao do time gaúcho, não teve o mesmo tipo de reação e ocupa nesse momento a 17ª posição com seis pontos ganhos, um atrás do primeiro time fora do Z4 que é o Vila Nova.
O lateral-direito Ednei não foi dado como ausência certa depois de sentir problema físico que o forçou a sair de campo no triunfo frente ao Operário-PR.
Todavia, a expectativa nos bastidores que ele se recupere a tempo não são animadores e ele deve se juntar ao atacante Branquinho, suspenso por cartões amarelos, na lista de desfalques.
Já o Tigre tem uma dupla de problemas para a noite dessa terça-feira que preocupa do ponto de vista da estabilidade defensiva já bastante criticada da equipe: os zagueiros Sandro e Léo Santos. Sem poder contar com os dois por questão de contusões, o nome do volante Liel ganha força para ser improvisado na zaga junto com um nome da posição, Derlan.