Foi uma partida de pouca inspiração dos dois lados no Maracanã, mas o Vasco aproveitou sua melhor chance e, de pênalti, venceu o Fluminense por 1 a 0 no clássico carioca, neste sábado. O atacante Maxi López foi o autor do gol que dá um suspiro a mais de alívio para o cruz-maltino no Campeonato Brasileiro.
Com esse resultado, o Flu fica na décima posição, ainda com 40 pontos conquistados, mas pode cair mais ao final da rodada. Já o time de Alberto Valentim soma agora 38, abrindo quatro da zona de rebaixamento, e sobe para 12º lugar (pode perder posições e ver a distância diminuir até o fim da rodada).
Clique aqui e veja a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro
Surpresas no Flu e repetição vascaína
Mesmo com o jogo de ida da semifinal da Sul-Americana já na próxima quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira optou por poupar apenas o zagueiro Gum e o atacante Everaldo no clássico. Ele utilizou outros nove titulares. Do lado vascaíno, Alberto Valentim repetiu a escalação pela primeira vez e utilizou os mesmos jogadores do empate contra o Internacional.
Flu melhor e jogo ruim
O primeiro tempo foi fraco tecnicamente, com finalizações longe do alvo, preguiça vascaína e muitos erros. O Flu teve mais posse de bola e tentou levar perigo ao gol adversário, mas conseguiu sua primeira chance perigosa apenas aos 24 minutos, em uma cobrança de falta de Luciano que desviou, teve defesa de Martin e a bola bateu no travessão. O Vasco começou marcando alto, com mais gás e se aproveitou de alguns erros para chegar dando sustos a Júlio César. Porém, a equipe logo recuou e viu o Tricolor levar mais pressão.
Quem não faz...
O segundo tempo voltou com um Vasco mais ligado, mas ainda de nível técnico baixo. Apesar de ter mais a bola e as chances, o Fluminense não finalizou e a bola puniu. Aos 11 minutos, Thiago Galhardo, que entrou no Luga de Fabrício e melhorou um pouco o time, recebeu na ponta, cruzou e a bola bateu no braço de Paulo Ricardo. O árbitro marcou pênalti. Maxi López foi para a cobrança e marcou seu primeiro gol no Maracanã.
Flu pressiona, mas não marca
Precisando marcar, Marcelo Oliveira foi com tudo para a parte final do jogo, mudando o esquema e apostando nas entadas de Everaldo, tirando o zagueiro Paulo Ricardo, e Junior Dutra. Digão perdeu uma chance clara já nos minutos finais, mas, mesmo com as oportunidades, o Flu não conseguiu colocar a bola dentro do gol. Foi uma partida de muitos erros para os mandantes, que pagaram por não serem eficientes.
Confusão no final
Após o apito final, Sornoza e Rildo começaram uma confusão no gramado e o meia do Fluminense acabou expulso. O Tricolor ainda perdeu Ibañez, suspenso, na próxima rodada contra o Sport. No Vasco, Castán levou o terceiro amarelo e está suspenso contra o Grêmio.