Fluminense mostrou ontem à noite que a eliminação na Copa do Brasil é coisa do passado. Mesmo sem apresentar um futebol empolgante, a equipe de Abel Braga, que promoveu três mudanças entre os titulares, novamente foi eficiente com seus atacantes. Henrique Dourado e Richarlison (Scarpa também merece destaque) marcaram e asseguraram o 2 a 1 sobre o fraco Vitória. Resultado que mantém o Tricolor no pelotão de frente do Brasileirão, com nove pontos.
As derrotas seguidas e a eliminação na Copa do Brasil no meio de semana ainda parecia incomodar o espírito tricolor. Mesmo com as entradas de Julio Cesar, Reginaldo e Renato – este improvisado – a equipe de Abel Braga encontrou dificuldades para superar os baianos.
Isso, aos poucos, foi quebrado por Gustavo Scarpa. O principal meia do Fluminense vai a cada jogo recuperando o ritmo e bom futebol. E foi através de seus pés que o Tricolor foi se aproximando da área rubro-negra e criando oportunidades de gol.
Na primeira mais cristalina, Scarpa acertou o travessão do goleiro Fernando Miguel. Pouco depois, aproveitou a saída de bola equivocada do adversário para roubar a bola e tocar para Richarlison acertar um chute preciso de fora da área e abrir o placar no Maracanã.
O Vitória era um adversário sem sal. Não testou a defesa e facilitou a tarefa nos 45 minutos iniciais. A defesa do Leão, que o diga. A etapa inicial mal começou, e o sistema defensivo do Vitória mais uma vez colaborou. Após cruzamento de Richarlison, Alan Costa fura e oferece a Henrique Dourado o sexto gol do atacante no Brasileirão, se isolando ainda mais na artilharia.
Tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila. Contudo, Petkovic tirou um truque da manga. Promoveu a estreia de Neilton. A entrada do atacante parece que deu vida ao Vitória. Prova disso foi que dois minutos depois ele fez ótima jogada e deixou Kieza na cara do gol para diminuir o placar.
O clima de tranquilidade do morador do Fluminense e sua torcida sumiu. O Vitória passou a gostar do jogo, ameaçar e ir para cima. E essa atmosfera deixou tudo aberto.
Ameaçado, o Tricolor tomou novamente as rédeas da partida. Quase fez mais um em três oportunidades. Não fez falta. Afinal, o ataque eficiente novamente funcionou.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 VITÓRIA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 3 de junho de 2017, sábado, às 18h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Pablo Almeida da CSOS (Fifa/MG)
Renda e Público: 13.801 presentes/R$ 248.700,00
Cartões amarelos: Leandro Salino, Paulinho, David e Fred (VIT)
Cartões vermelhos:
Gols: Richarlison - 32'/1ºT (1-0), Henrique Dourado 4'/2ºT (2-0), Kieza 20'/2ºT (2-1)
FLUMINENSE: Júlio César; Lucas, Reginaldo, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel (Luiz Fernando - 43'/2ºT) e Renato (Matheus Alessandro - 33'/2ºT); Scarpa, Richarlison (Marcos Junior - 39'/2ºT) e Henrique Dourado.
Técnico: Abel Braga
VITÓRIA: Fernando Miguel; Leandro Salino (Gabriel Xavier - intervalo), René, Alan Costa, Fred e Thallyson; Uillian Correia, Patric e Cleiton Xavier (David - 28'/2ºT); Paulinho (Neilton - 18'/2ºT) e Kieza. Técnico: Petkovic