O embate entre Brasil de Pelotas e Goiás que ocorrerá no próximo sábado (4) pela 19ª Rodada da Série B pode até contar na tabela com o favoritismo dos goianos. Porém, o histórico em nada favorece a equipe que terá a missão de enfrentar o Xavante no estádio Bento Freitas.
Somando as duas últimas edições da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, únicas oportunidades em que os dois clubes se enfrentaram, foram dois empates e duas vitórias para a equipe Rubro-Negra do Rio Grande do Sul.
Porém, a atualidade é bem menos "bondosa" com o time dirigido por Gilmar dal Pozzo. Vindo de derrota para o Guarani em Campinas em jogo que poderia ter tirado a equipe do Z4, o Brasil terá de contar com a força de sua torcida para voltar ao caminho dos triunfos na competição onde já acumula oito derrotas em 18 jogos.
Por sua vez, o Goiás vive ótima fase, com direito a uma arrancada de números positivos no período mais recente: Sete vitórias, um empate e duas derrotas nos últimos dez jogos. Com isso, a distância para o tão almejado G4 atualmente é só de dois pontos, estando na sétima colocação.
Pela suspensão via terceiro cartão amarelo de Bruno Collaço, dal Pozzo deve improvisar Thiago Cametá na lateral-esquerda em função da falta de opções no plantel. Já no setor ofensivo, Lourency deve ganhar a vaga de Kaio entre os titulares por questão técnica, sendo essas as duas mudanças prováveis no 11 inicial do Xavante.
Já a equipe Esmeraldina vem a Pelotas com a preocupação de não deixar com que a bola aérea do Brasil seja um problema para seu sistema defensivo. Com isso, o técnico Ney Franco admitiu em entrevista coletiva que estuda a possibilidade de usar o sistema de três zagueiros, sendo a primeira linha formada por Victor Ramos, Edcarlos e David Duarte.