A noite desta quinta-feira foi marcada por homenagens à Madrinha do Samba, a cantora e torcedora do Botafogo Beth Carvalho, que morreu na última terça-feira. Bandeiras, músicas e um bom futebol dentro de campo. Com um dos melhores tempos do ano, o Alvinegro derrotou o Bahia por 3 a 2, no Nilton Santos, consolidando a primeira vitória nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Botafogo chegou a três pontos, ocupando a 12ª colocação. Já o Bahia, com a mesma pontuação, terminou a segunda rodada no nono lugar - na frente pela diferença no saldo de gols. Ambas as equipes voltam a campo no domingo. Às 16h, o Alvinegro recebe o Fortaleza, também no Nilton Santos, enquanto três horas depois o Tricolor recebe o Avaí, na Fonte Nova.
SUSTO RELÂMPAGO
O Bahia se jogou ao ataque no início, pegando o Botafogo de surpresa. E acabou conseguindo abrir o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Depois de troca de passes, Moisés mandou rasteiro e Arthur Caíke, oportunista, aproveitou, de carrinho, para colocar o 1 a 0 a favor dos baianos. O próprio Arthur Caíke teve a chance de ampliar aos 19, levando perigo ao goleiro Gatito Fernández.
ACORDOU PARA A REAÇÃO
Depois da metade do primeiro tempo, o Botafogo acabou acordando para a reação em um dos melhores minutos da equipe na temporada. Aos 24, a chance foi com Rodrigo Pimpão, que aproveitou sobra para Douglas Friedrich fazer milagre e evitar o empate. Cinco minutos após, porém, o empate não foi evitado: Erik aproveitou sobra após cobrança de escanteio e, de voleio, igualou o marcador.
VIRADA E MAIS UM
O Botafogo seguiu forte no ataque e não demorou para virar. Aos 35, João Paulo, ligado após Rodrigo Pimpão furar, chegou rápido na pequena área e estufou as redes. Ainda no primeiro tempo, deu tempo para a equipe comandada por Eduardo Barroca conseguiu ampliar e ir para o intervalo com o 3 a 1 a favor no placar: Erik achou Cícero, que avançou sozinho e mandou forte para o gol baiano.
OUTRO SUSTO, MAS APENAS NO FIM
Já no segundo tempo, o jogo caiu um pouco de ritmo, depois de uma etapa inicial eletrizante. Poucas chances foram vistas, como aos 13 com Diego Souza, aos 21 com Gilberto e aos 30 com Leonardo Valencia - que não marcou apenas por Lucas Fonseca desviar em cima da linha. O Bahia conseguiu diminuir aos 37 com Ernando, mas a vitória para o Botafogo foi confirmada na noite de homenagens.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 2 BAHIA
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 2/5/2019 - 20h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP) - Nota LANCE!: 6,0 (não influenciou no resultado, em um jogo tranquilo de ser apitado)
Assistentes: Marcelo C. Van Gasse (SP) e Anderson de Moraes Coelho (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Renda/público: R$ 148.599,00/6.509 pagantes
Cartões amarelos: Rodrigo Pimpão, Gatito Fernández e Gilson (BOT)
Cartão vermelho: -
GOLS: Arthur Caíke 5'/1ºT (0-1), Erik 29'/1ºT (1-1), João Paulo 35'/1ºT (2-1), Cícero 47'/1ºT (3-1) e Ernando 37'/2ºT (3-2)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Gabriel e Gilson; Bochecha; João Paulo, Cícero (Luiz Fernando 30'/2ºT), Rodrigo Pimpão (Leonardo Valencia 12'/2ºT) e Erik (Alex Santana 22'/2ºT); Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca.
BAHIA: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Elton; Artur, Ramires (Rogério intervalo) e Arthur Caíke (Shaylon 24'/2ºT); Fernandão (Gilberto 16'/2ºT). Técnico: Roger Machado.