O Grêmio venceu o Palmeiras por 1 a 0, nesta quinta-feira (21), pela 24ª rodada do Brasileirão, em Porto Alegre. Com gol de João Pedro, logo no início do jogo, o time da casa sustentou a vantagem mesmo com a pressão do adversário durante os 90 minutos.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Com o resultado, o Tricolor gaúcho sobe para a terceira posição com 43 pontos, enquanto o Verdão fica com 44, em segundo, e desperdiça a chance de diminuir a vantagem do Botafogo na liderança, que pode até aumentar ao final da rodada.
CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO
> LEI DO EX! O Palmeiras vinha de oito jogos sem sofrer gols, mas não resistiu à lei mais forte do futebol: a do ex. Em tabela na frente da área, João Pedro, ex-Verdão, recebeu de Suárez e bateu forte, sem chance para Weverton. 1 a 0 Grêmio.
> PÔ, VEIGA! Depois de sofrer o gol, o Verdão dominou o jogo e ditou todas as ações ofensivas. Na melhor chance, Veiga recebeu cara a cara com Gabriel Grando, mas a bola caiu em seu pé direito e o chute foi em cima do goleiro, que evitou o empate alviverde.
> GRÊMIO GASTA O TEMPO! Sem conseguir desenvolver seu jogo e vendo o Palmeiras sufocar, o Grêmio encontrou uma alternativa para parar o adversário: gastar o tempo. A cada falta, a cada trombada, a cada substituição, o Tricolor gaúcho fez o relógio girar.
> APOSTA NA GAROTADA! Sem conseguir modificar o placar com o que estava em campo, Abel Ferreira decidiu usar duas de suas Crias da Academia: Kevin e Luis Guilherme. Com elenco curto e Dudu lesionado, restam os jovens à disposição do técnico.
> MUITO VOLUME, POUCA FINALIZAÇÃO! O Verdão dominou toda a partida, teve as ações ofensivas em suas mãos, mas não soube finalizar. O time alviverde ficou cercando a área gremista, mas sem levar tanto perigo. Gómez acertou o travessão no fim, mas a bola seguiu sem entrar. Assim, saiu derrotado de Porto Alegre.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou mais bagunçada para o Palmeiras, enquanto o Grêmio aproveitou o fator casa para sufocar o adversário. Logo no início, Suárez tabelou com João Pedro, que recebeu dentro da área e bateu firme para colocar um ponto final na sequência de oito partidas do Verdão sem ser vazado. O Alviverde reagiu e tomou conta do jogo, mas não conseguiu transformar o volume em grandes chances. Na melhor delas, Veiga teve a bola seu pé direito, cara a cara com Gabriel Grando, mas chutou em cima do goleiro. Era a oportunidade do empate, que parecia iminente.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o domínio palmeirense seguiu, mas também seguiu a falta de finalizações perigosas para se aproximar do gol de empate. Ao ver que o time não estava funcionando, Abel Ferreira fez modificações, mas nenhuma delas surtiu efeito. Nesse meio tempo, ainda viu o Grêmio chegar com perigo e Villasanti ser expulso com o segundo amarelo. No entanto, o jogador a mais não foi suficiente para empatar o jogo. O Tricolor gaúcho conseguiu segurar o resultado até os 53 minutos.
O QUE VEM POR AÍ
O Grêmio volta a campo somente no dia 30 de setembro, quando enfrenta o Fortaleza, fora de casa, pelo Brasileirão. Já o Palmeiras tem compromisso pela Libertadores, na quinta-feira (28), em Buenos Aires-ARG, para enfrentar o Boca Juniors, na partida de ida da semifinal.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 0 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 21/9/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA/MG)
Público e renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: JP Galvão e Rodrigo Ely (GRE) Gabriel Menino, Mayke e Marcos Rocha (PAL)
Cartões vermelhos: Villasanti, aos 40'/2ºT (GRE)
Gols: João Pedro (9'/1ºT) (1-0)
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely (Bruno Uvini, aos 34'/1ºT), Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Nathan (Everton Galdino, no intervalo); Cristaldo (Ferreira, no intervalo), JP Galvão (André, aos 10'/2ºT) e Suárez (Ronaldo, aos 43'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Luis Guilherme, aos 19'/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Breno Lopes, aos 35'/2ºT), Gabriel Menino (Richard Ríos, aos 28'/2ºT) e Raphael Veiga; Mayke, Artur (Kevin, aos 19'/2ºT) e Endrick (Rony, aos 19'/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.