Há perdedores e ganhadores com a paralisação do Brasileirão na Data Fifa? Sem contar as partidas atrasadas, o torneio será pausado por 13 dias, em razão dos jogos das seleções.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O Lance! analisou as situações dos protagonistas das principais disputas do Campeonato Brasileiro — título, vaga na Libertadores e rebaixamento. Confira!
+ Clique aqui e vote quem é o mais prejudicado e o beneficiado pela Data Fifa!
DISPUTA PELO TÍTULO (Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Bragantino)
O Palmeiras é o mais prejudicado pela pausa da Data Fifa. O clube perde seis jogadores convocados (Endrick, Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Richard Ríos, Vanderlan e Luis Guilherme) e terá interrupção abrupta na sequência de bons resultados. A pausa pode fazer com que o time perca o embalo e oscile.
Enquanto isso, o Botafogo é o mais beneficiado, porque ganha tempo para “arrumar a casa” com Tiago Nunes, seu novo treinador. Com o técnico contratado e um período livre para trabalhar, o Glorioso disputará seu jogo atrasado contra o Fortaleza sem os adversários entrando em campo paralelamente, tendo a possibilidade de retomar a liderança. O único convocado do elenco é o goleiro Lucas Perri.
Assim como o Palmeiras, o Grêmio também acaba prejudicado. Isso acontece em razão do retorno de Luis Suárez à seleção do Uruguai, pois o veterano centroavante ficará mais desgastado e com risco de lesão. O Bragantino ganha tempo de descanso e fica “neutro”.
BRIGA PELA LIBERTADORES (Atlético-MG, Flamengo e Athletico-PR)
O Flamengo deve ser beneficiado pela Data Fifa. Apesar dos desfalques provocados por convocações (Arrascaeta, Varela e Pulgar), Tite ganha tempo inédito para treinar o time. Em poucos jogos, a equipe apresentou indícios do que pode ser com o técnico e pode aprofundar os conceitos na pausa, além de trabalhar melhor a preparação física.
Tentando alcançar Fla e Galo, o Athletico-PR pode se beneficiar da pausa para treinar formas de jogar sem Vitor Roque, que tem feito enorme falta ao time. O Furacão também aposta na Data Fifa para recuperar atletas lesionados e resgatar a forma física ideal, pois o desgaste da sequência foi alvo de reclamação da comissão técnica.
Prejudicado, o Atlético-MG perderá o embalo da sequência positiva (seis jogos consecutivos sem derrotas). Além disso, outro lado negativo é ficar sem um de seus principais responsáveis pelo bom momento: Paulinho, convocado pela Seleção Brasileira.
LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO (Santos, Vasco, Bahia e Cruzeiro)
Apesar da pausa na sequência positiva recente, Santos e Vasco devem ser beneficiados pela Data Fifa. Isso porque os times estão desgastados dos jogos e têm atletas lesionados, que ganham tempo para se recuperarem. O ponto negativo para a dupla é que ambos possuem jogadores convocados.
Bahia e Cruzeiro estão em mau momento, mas com a parada podem “mudar a rota”. Rogério Ceni terá tempo para trabalhar o time, e o Cruzeiro ganha respiro para acalmar a torcida e contratar um novo técnico, que terá raro período livre.