PM organiza esquema de segurança para jogos de Botafogo e Flamengo no Rio

Medidas incluem monitoramento aéreo e patrulhamento no Maracanã e no Nilton Santos

imagem cameraTorcedores do Botafogo devem comemorar em General Severiano em caso de título (foto: Isabelle Favieri)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 07/12/2024
18:15
Atualizado em 07/12/2024
21:39
Compartilhar

Um esquema de segurança reforçado está sendo organizado para os jogos de Botafogo e Flamengo, que acontecem simultaneamente neste domingo (8), às 16h, nos estádios Nilton Santos e Maracanã, respectivamente, pela última rodada do Brasileirão 2024. A operação envolve mais de 1.200 integrantes da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) para garantir a segurança dos mais de 100 mil torcedores esperados nos dois jogos. Juntamente com outras forças de segurança serão mais de 2 mil agentes.

➡️ Simulador do Brasileirão: veja quem pode escapar do rebaixamento

(Foto: João Pedro Sombra / Lance!)

A medida inclui o emprego de unidades especializadas e monitoramento aéreo. A partida do Botafogo contra o São Paulo pode confirmar o título brasileiro ao Glorioso. E o duelo do Flamengo contra o Vitória marca a despedida de Gabigol, um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra nos últimos anos, que está deixando o clube.

A preocupação com a segurança aumenta diante da possibilidade de encontros entre as torcidas dos dois clubes. Espera-se uma grande movimentação de torcedores alvinegros para o bairro de Botafogo, na Zona Sul, para comemorações, em caso de confirmação do título do Glorioso. Além disso, está previsto um deslocamento de botafoguenses para o Aeroporto do Galeão, acompanhando a delegação que viajará ao Catar, logo após o jogo, para a disputa da Copa Intercontinental.

O esquema é semelhante ao utilizado na Superquarta de Libertadores, em setembro, quando Fluminense (x Atlético-MG) e Botafogo (x São Paulo) jogaram nos dois estádios na mesma noite. Na ocasião, não houve registro de tumultos.

SuperVia colocará trens extras; MetrôRio aumenta seguranças

A SuperVia, concessionária que administra os trens da capital, informou que oferecerá nove viagens extras no retorno do Nilton Santos, e oito do Maracanã.

Para a volta de Botafogo x São Paulo, a concessionária terá duas viagens extras para Santa Cruz (interligado ao ramal Deodoro), duas para Japeri e cinco no sentido Central do Brasil. Os três terão partida da estação Olímpica do Engenho de Dentro.

Flamengo x Vitória, por sua vez, terá três viagens extras para Santa Cruz (interligado ao ramal Deodoro), três para Japeri e duas para Saracuruna. Todas elas saem da estação Maracanã.

O MetrôRio, por sua vez, pediu aos usuários do metrô que carreguem de forma antecipada seus bilhetes de acesso. A companhia afirmou também que aumentará o efetivo. "A concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio."

Esquema de segurança incluiu reuniões com as torcidas

A PMERJ realizou reuniões com as torcidas organizadas de ambos os clubes para alinhar os protocolos de deslocamento até os estádios. O esquema de segurança também reforça o patrulhamento nas regiões do Maracanã e Nilton Santos, com o apoio do Batalhão de Polícia de Choque e do Grupamento Aeromóvel, que realizará o monitoramento aéreo com aeronaves e drones.

A operação de segurança se estende às estações de trens e metrôs de São Cristóvão e Maracanã, sob responsabilidade do Grupamento de Policiamento Ferroviário. A PMERJ destaca que eventos anteriores com grande mobilização de torcedores ocorreram sem incidentes graves, reforçando a expectativa de um domingo de festa e paz para o futebol carioca.

Siga o Lance! no Google News