São Paulo ‘divide’ jogo com o Grêmio, empata e deixa G6 mais distante
Paulistas dominam o primeiro tempo com grande atuação e abrem o placar com golaço de Chavez por cobertura, mas se acomodam e assistem os gaúchos reagirem com propriedade<br>
Se ainda havia tempo para sonhar com uma vaga no G6 do Campeonato Brasileiro, o São Paulo o desperdiçou na noite desta quinta-feira, no Morumbi. Depois de dominar o primeiro tempo, abrir o placar com golaço de Chavez e não levar sustos, o time paulista se acomodou no duelo da 35ª rodada e permitiu que o Grêmio buscasse a igualdade por 1 a 1 na etapa final.
O técnico Ricardo Gomes mais uma vez mostrou que há muitas virtudes em seu trabalho que têm sido ignoradas por preconceito e arrogância de uma torcida que insiste em minimizar a baixa qualidade do elenco. Os primeiros 45 minutos do São Paulo evidenciaram uma equipe bem treinada, organizada e muito segura para marcar, desarmar e criar boas oportunidades.
Mesmo que João Schmidt tenha sido perfeito no lançamento para o golaço por cobertura de Chavez, é possível dizer que o domínio são-paulino só não resultou em mais gols pelas deficiências técnicas do time. Quando Cueva, muito bem apesar do desgaste físico, clareava as jogadas, Luiz Araújo e Thiago Mendes, em jornadas ruins, falhavam. A exceção era a sólida defesa, que foi para o intervalo sem ser agredida.
Tamanha superioridade trouxe relaxamento exagerado para o segundo tempo, quando o Grêmio, enfim, mostrou futebol de quem é finalista da Copa do Brasil. Maicon e Douglas controlavam o ritmo e desmontaram a organização paulista fazendo a bola girar. Com essa paciência saiu o gol de Ramiro, aproveitando que o lado esquerdo da defesa mandante marcava apenas com o chileno Eugenio Mena.
Ricardo Gomes ainda trocou Thiago por Hudson e Luiz por Carlinhos, o possível com as opções disponíveis, mas não devolveu o ímpeto incial de seus comandados. Em uma rodada que parecia favorável para seguir sonhando com a Libertadores, o empate trouxe certa frustração aos torcedores presentes no Morumbi. Afinal, a distância para um concorrente direto como o Grêmio permaneceu em quatro pontos: 50 a 46.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 GRÊMIO
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data-Hora: 17 de novembro de 2016 (quinta-feira), às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Cartões amarelos: Buffarini, Luiz Araújo, Chavez (SAO), Walace, Wallace Reis (GRE)
Público/Renda: 21.923 / R$ 276.590,00
Gols: Chavez 11' 1ºT (1-0); Ramiro 21' 2ºT (1-1)
SÃO PAULO: Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Thiago Mendes (Hudson 22' 2ºT), João Schmidt, David Neres, Cueva e Luiz Araújo (Carlinhos 26' 2ºT); Chavez. Técnico: Ricardo Gomes
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson (Jailson 31' 2ºT), Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha (Everton 17' 2ºT); Luan (Batista 46' 2ºT). Técnico: Renato Portaluppi