Na fria cidade de Pelotas, o Vila Nova trouxe uma luz a sua campanha até então negativa na Série B, principalmente no pós-Copa América, e bateu o Brasil no estádio Bento Freitas por 2 a 0. Com o resultado, o time do Centro-Oeste fica em 15° com 14 unidades enquanto o Brasil é o 14° com 14.
Quem chegou pela primeira vez com chance de marcar foram os mandantes quando, em batida de escanteio vinda do lado direito do ataque, o zagueiro Nirley subiu muito alto e testou para uma defesa de puro reflexo praticada por Rafael Santos.
Porém, a rede balançou do outro lado do campo quando o meio-campista Ramon partiu em velocidade na intermediária ofensiva, driblou três marcadores e tocou para Neto Moura chegar batendo forte, rasteiro, sem dar tempo de reação para Carlos Eduardo. 1 a 0 Vila aos 23 minutos de partida em Pelotas.
Jogando na base do contra-ataque, antes do fim da primeira parte, o Tigrão poderia ter aumentado sua dianteira. Já nos acréscimos, Robinho, dentro da grande área, bateu na saída do goleiro do Xavante, mas não contava com o corte providencial de Nirley dando um carrinho na pequena área.
Os espaços que apareceram de maneira mais restrita na metade inicial do confronto surgiram logo nos primeiros 20 onde o Brasil quase marcou com Bruno Paulo parando em Rafael Santos além do time visitante que teve, pelo menos, três finalizações claras que poderiam deixar sua vantagem mais robusta.
Entretanto, a questão dos erros no ataque acabou não fazendo falta pois, aos 26, o lateral Jeferson ficou frente a frente com Carlos Eduardo e fuzilou a meta gaúcha para o segundo dos goianos na partida, placar final.