Vitória
escudo default
2
1
escudo default
Ceará

Vitória derrota o Ceará, deixa zona da degola e ‘afunda’ o adversário

Com gol de pênalti na reta final, time da casa evitou tropeço e deu uma respirada na classificação; equipe cearense ainda não triunfou após retorno à elite

imagem camera(Foto: Walmir Cirne/COOFIAV/Lancepress!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 20/05/2018
13:40
Compartilhar

Em partida que abriu o domingo de Brasileirão, no Barradão o Vitória recebeu o Ceará e conseguiu um triunfo de suma importância para a equipe tranquilizar o ambiente após a goleada de 3 a 0 sofrida diante do Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste. Por outro lado, além de se manter sem conseguir ganhar desde que voltou a elite do futebol nacional, o Vozão continua na parte baixa da tabela de classificação.

Os primeiros minutos da partida se demonstraram tão quentes quanto o clima na manhã de domingo da ensolarada capital baiana. Tanto é que, nos 15 iniciais, os dois times já tinham pelo menos uma grande oportunidade desperdiçada de efetivamente abrir o placar.

E quem conseguiu o feito foram os donos da casa contando com uma dupla que vem dando bastante certo no Vitória. Neílton lançou Wallyson em velocidade para o atacante do Leão dominar com a mesma categoria que mostrou para bater no canto de Éverson, sem chances para o arqueiro cearense.

O estilo do Ceará parecia ser de mais paciência na troca de passes, tentando desestabilizar a defesa do adversário na base da movimentação. Enquanto isso, a formação de atacantes velozes nas pontas com André Lima centralizado dava ao Vitória constantes oportunidades para fazer transições baseadas em bolas longas, com poucos toques.

Antes de terminar a primeira etapa, Élton ainda forçou o goleiro Elias a fazer uma importante defesa para o Vitória e Neílton, por sua vez, foi travado em cima da hora em chute que poderia causar complicações ao arqueiro Éverson.

Logo na volta do intervalo, quem teve a oportunidade mais evidente foi o Ceará aos cinco minutos. Depois de Élton rolar a bola pra trás, Hyuri estava frente a frente com Elias e com espaço para bater no gol, mas acabou mandando por sobre o travessão.

As oportunidades do Ceará passaram a ser mais escassas mesmo tendo muito mais o controle da bola e vendo o Vitória estar mais retraído no sistema defensivo.

De tanto tentar, o Vozão acabou recompensado graças ao chute de fora da área de Wescley. Após bola espirrada na zaga, Wescley acertou um lindo chute de primeira com a perna esquerda, no extremo canto direito de Elias e fez a festa do bom contingente de torcedores do Alvinegro presentes no Barradão.

O gol deu ainda mais confiança para a equipe cearense pois, forçando o Vitória a sair mais para o ataque, proporcionou aos visitantes mais chances de conseguir chegar ao ataque. Entretanto, quem conseguiu pular de novo na frente foi o time baiano em cobrança de pênalti.

Lucas Fernandes foi derrubado na área por Éverson, pênalti marcado imediatamente pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Na cobrança, frieza do camisa 10 Neílton para colocar bola de um lado, goleiro do outro e fazer 2 a 1 Vitória.

Wallyson ainda tentou aumentar a dianteira do Leão, mas Éverson salvou com uma grande defesa usando o peito. Por sua vez, Élton, cara a cara com Elias, acabou finalizando muito mal e deixou de conduzir o Ceará ao empate já nos minutos finais.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2 X 1 CEARÁ


Estádio: Barradão, Salvador (BA)
Data-hora: 20/5/2018, às 11 h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
Renda/Público: R$ 101.984,00 / 8.904 pessoas
Cartões amarelos: Kanu, André Lima e Jeferson (VIT)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Wallyson (20'/1°T) (1-0), Wescley (30'/2°T) (1-1) e Neílton (39'/2°T) (2-1)

VITÓRIA: Edílson; Lucas (Guilherme Costa, aos 33' do 2°T), Kanu, Walisson Maia e Jeferson; Willian Farias, Zé Welison, Rhayner (Rodrigo Andrade, aos 24' do 2°T), Neílton e Wallyson; André Lima (Lucas Fernandes, aos 14' do 2°T) - T: Vagner Mancini.

CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier (Pio, aos 33' do 2°T), Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Juninho, Richardson e Ricardinho; Wescley, Élton e Éder Luis - T: Marcelo Chamusca.

Siga o Lance! no Google News