Nesta sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) apresentou denúncia contra os jogadores Cleiton e Gerson do Flamengo, e Alexander Barboza e Alex Telles, do Botafogo, envolvidos na confusão ocorrida no clássico da última quarta-feira (12), no Maracanã. Três dos atletas foram expulsos no fim da partida em que o Flamengo venceu por 1 a 0, enquanto Telles se envolveu em uma briga no túnel de acesso ao gramado do Maracanã.
Cleiton e Barboza foram enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por agressão física. A punição prevista varia de quatro a 12 partidas de suspensão, podendo chegar a 24 jogos, caso seja constatada lesão corporal por meio de laudo médico. Barboza, inclusive, perdeu um dente, depois de levar um soco de Cleiton.
➡️ Alexander Barboza se manifesta sobre confusão em Flamengo x Botafogo
Gerson foi denunciado com base no artigo 250, por ato desleal ou hostil, sujeito à suspensão de um a três jogos. Já Alex Telles foi enquadrado no artigo 243-F por ofensa à honra, com pena que pode ir de um a seis jogos de suspensão, além de multa entre R$ 100 a R$ 100 mil.
O julgamento dos quatro jogadores de Flamengo e Botafogo está marcado para o dia 19 de fevereiro (quarta-feira), às 14h (de Brasília), na sede do TJD-RJ, no Rio de Janeiro.
Após a vitória do Flamengo por 1 a 0, Barboza se desentendeu com Bruno Henrique e Gerson, tentando acertar um soco no camisa 27 rubro-negro. Cleiton interveio na briga e atingiu Barboza com um soco certeiro.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Durante a partida, Gerson e Cleiton foram expulsos pelo Flamengo, enquanto Barboza recebeu o cartão vermelho pelo Botafogo.
A briga se estendeu após o apito final, com membros das comissões técnicas e a Polícia Militar entrando em campo para conter os ânimos. Apesar da intervenção, o tumulto voltou a se intensificar no acesso aos vestiários do Maracanã.