menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Goleiro de clube paulista denuncia racismo durante partida do estadual

Caso foi encaminhado às autoridades e será investigado para punis os torcedores

WhatsApp-Image-2025-02-21-at-13.16.03-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraGoleiro Tom Cristian denunciou caso de racismo no jogo da Portuguesa pela Série A2 do Paulista. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 21/02/2025
13:02
Atualizado há 1 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Aos 30 minutos do segundo tempo, a partida entre Portuguesa Santista e São José, pela Série A2 do Campeonato Paulista, foi interrompida pela denúncia de um caso de racismo do goleiro Tom Cristian, que defende a Briosa. Segundo o atleta, ele ouviu das arquibancadas insultos racistas de torcedores do próprio time.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A equipe mandante decidiu não retomar a partida. A arbitragem aguardou mais 30 minutos e decretou o fim do jogo após o elenco da Portuguesa decidir deixar o gramado. Tom se posicionou em suas redes sociais relatando a situação e questionou o comportamento dos torcedores contra um atleta que atua no clube.

- Eu vim aqui para a Portuguesa, com toda a boa vontade, com toda a minha energia, para ser vítima de crime da minha própria torcida? - disse.

continua após a publicidade
Goleiro Tom Cristian denunciou caso de racismo no jogo da Portuguesa pela Série A2 do Paulista
Goleiro Tom Cristian denunciou caso de racismo no jogo da Portuguesa pela Série A2 do Paulista. (Foto: Reprodução/Instagram)

Na sequência, Tom Cristian registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia do próprio estádio e recebeu o apoio de atletas e da comissão técnica da equipe, que afirmaram terem ouvido os gritos vindo das arquibancadas.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) se posicionou sobre o caso e repudiou o ato dos torcedores da Portuguesa Santista. A entidade afirmou que encaminhou o caso para as autoridades e que está colaborando para a identificação dos torcedores racistas. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) também avaliará o caso.

continua após a publicidade

➡️ Veja o que o Palmeiras precisa para se classificar no Paulistão

Confira na íntegra o posicionamento da FPF

"A Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar seu repúdio às ofensas racistas contra o goleiro da Portuguesa Santista, Winston Cristian dos Santos, durante a partida contra o São José, nesta quinta-feira. Os atletas e comissão técnica da Portuguesa Santista se recusaram a continuar o jogo. Assim, a partida foi paralisada e encerrada aos 76 minutos. Profissionais da FPF no local estão prestando todo atendimento e acolhimento necessário ao atleta.

A FPF encaminhará o caso às autoridades competentes para que todas as providências sejam tomadas, e os indivíduos que cometeram o crime sejam identificados e punidos com o maior rigor da lei. 

O caso também será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva, que avaliará todo o caso.

A FPF reitera sua posição antirracista, corroborada pelo inédito Tratado pela Diversidade e Contra a Intolerância no futebol paulista, que dita procedimentos contra todo tipo de preconceito e intolerância no esporte".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias