O clássico desta quarta-feira (12) entre o Corinthians e o Santos, válido pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, às 21h30, na Neo Química Arena, será um duelo entre duas das principais contratações dos últimos tempos do futebol brasileiro.
➡️ Santos fecha lista de inscritos no Paulistão sem a presença de reforço
O holandês Memphis Depay, que foi anunciado no Timão em setembro do ano passado, vai estrear com a camisa 10 depois de ter utilizado o número 94 na última temporada em homenagem ao ano do seu nascimento.
Já Neymar, retornou para a segunda passagem no clube do coração com o número 10, em ações de marketing que exploraram o legado do Rei Pelé para o "Príncipe da Vila". Em 12 temporadas no exterior, enfrentou Memphis em seis oportunidades, quando defendeu o PSG. O atacante corintiano vestia a camisa do rival Lyon.
Confira o retrospecto:
6 jogos
4 vitórias de Neymar
1 empate
1 vitória de Memphis
2 gols e 1 assistência de Neymar
0 gols e 0 assistências de Memphis
Jogos:
Lyon 2 x 4 Paris SG - Ligue 1 2020/21
Paris SG 0 x 1 Lyon - Ligue 1 2020/21
Paris SG 0 x 0 Lyon - Coupe Ligue 2019/20
Lyon 0 x 1 Paris SG - Ligue 1 2019/20
Paris SG 5 x 0 Lyon - Ligue 1 2018/19
Paris SG 2 x 0 Lyon - Ligue 1 2017/18
A amizade entre os camisas 10:
A dupla ficou amiga quando atuava pelo futebol francês e constantemente trocam mensagens recíprocas de apoio nas redes sociais. Em entrevistas recentes, ambos mostram que existe um contato pessoal frequente e em alguns momentos chegaram a se encontrar até mesmo para jogar poker.
Memphis declarou durante a sua apresentação no [Corinthians] que pediu referências do Brasil ao amigo antes de fechar a negociação com o clube.
Eles chegarem a atuar no mesmo time, o Barcelona, mas em períodos diferentes. Neymar atuou no clube catalão de 2013 a 2017 e Memphis entre 2021 e 2023.
O clássico paulista:
O time da casa busca a primeira vitória diante dos rivais nesta temporada. A equipe de Ramón Díaz acumula uma derrota para o [São Paulo] e um empate diante do [Palmeiras], ambos fora de seus domínios.
No entanto, o Corinthians garantiu a classificação antecipada para o mata-mata no estadual ao se isolar na liderança do Grupo A com 22 pontos na última rodada, ao vencer o São Bernardo por 2 a 0. São 7 vitórias em 9 jogos, além de um empate e uma derrota.
Para o duelo de hoje à noite, conta com os retornos de Yuri Alberto (cumpriu suspensão) e Talles Magno (liberado para resolver problemas particulares).
O [Santos] vive uma situação distinta já que está fora da zona de classificação para a próxima fase com apenas 9 pontos conquistados, ocupando o 3º lugar do Grupo B, com duas vitórias em oito jogos, além de três empates e três derrotas.
Neymar vai jogar apenas a terceira partida com a camisa do Peixe e está em busca do primeiro gol neste retorno. Por outro lado, o time da Baixada Santista também aposta em Guilherme como esperança no ataque já que é o artilheiro da competição com 7 gols marcados.