menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Rogério Ceni x Vítor Pereira: Majestoso coloca frente a frente técnicos experientes em clássicos

Técnico do São Paulo vem de sequência invicta em clássicos, enquanto treinador português do Corinthians já enfrentou rivais em diversas partes do mundo

Montagem - Rogério e Vitor Pereira
Rogério Ceni e Vítor Pereira se enfrentam neste sábado no Majestoso (Foto: Montagem LANCE!)

Escrito por

O clássico entre São Paulo e Corinthians, neste sábado, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, vai colocar frente a frente treinadores experientes em clássicos. De um lado, Rogério Ceni, ídolo do Tricolor e que vem em uma sequência de 100% de aproveitamento em três jogos contra rivais. Do outro, Vítor Pereira, que faz sua estreia no Alvinegro, mas já passou por clássicos em diversas partes do mundo. 

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO PAULISTA 2022

Quem é melhor: São Paulo ou Corinthians? Veja votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!

Pelo São Paulo, Rogério Ceni já disputou dez clássicos dirigindo o clube do Morumbi. Foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Diante do Corinthians, adversário deste sábado, ele acumula cinco jogos, com uma vitória, dois empates e uma derrota. 

O curioso dos clássicos vem da última temporada para essa. Ceni está há três jogos vencendo os rivais do São Paulo. A sequência começou justamente contra o Corinthians. quando em outubro do ano passado, o Tricolor venceu o rival por 1 a 0, com gol de Calleri. Depois, enfrentou o Palmeiras, ainda em 2021, no Allianz Parque e ganhou por 2 a 0, com gols de Gabriel Sara e Luciano. Já nesta temporada, no único clássico até agora, venceu o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, com tentos de Eder, Eduardo Bauermann (contra) e Rodrigo Nestor.  

Além disso, Ceni perseguirá uma marca histórica neste sábado. Nunca um treinador conseguiu emendar a quarta vitória sobre seus maiores rivais em um início de trabalho no clube. Segundo levantamento do pesquisador Alexandre Giesbrecht, do 'Anotações Tricolores', cinco treinadores conseguiram vencer os três primeiros clássicos: Rubens Salles, entre 1931 e 1932, Levir Culpi, em 2000, Vadão, em 2001, Paulo Autuori, em 2005, e Muricy Ramalho, em 2006.

Após a vitória sobre o Santos, Ceni falou sobre os clássicos disputados pelo São Paulo e como encara esse tipo de jogo. 

- Eu sinto sempre o time focado. É que em jogos como esse você tem uma obrigatoriedade dividida pela vitória, principalmente quando é fora de casa contra um adversário tradicional como o Santos, que precisava da vitória pela situação do grupo, como nós precisávamos. Então você tem uma divisão de responsabilidades, um time que tenta te agredir, tenta criar, e você tem espaço para mostrar o teu trabalho do dia a dia. Enquanto que você joga jogos menores não é que falta foco, falta espaço dentro do campo. Nós conseguimos fazer um jogo bem mais bonito, bem mais vistoso do que os outros - afirmou o treinador. 

Pelo lado do Corinthians, um técnico de personalidade como Vítor Pereira com certeza não fugiria de clássicos. Inclusive os seus momentos mais marcantes, e até mesmo os mais polêmicos, no futebol grego, português e turco foram após partidas contra rivais diretos.

Dirigindo o Porto, uma vitória diante do Benfica, por 2 a 1, no Estádio do Dragão, marcou a passagem do treinador pelos azuis. Era a penúltima rodada do campeonato português e dois pontos separavam as duas equipes. Os Encarnados lideravam a competição com 74 pontos, enquanto os Tripeiros tinham 72. Uma vitória dava o título aos benfiquistas, treinados por Jorge Jesus.

A equipe da Luz saiu na frente, com Lima, ainda no primeiro tempo, Maxi Pereira empatou para o Porto, com um gol contra, e o atacante brasileiro Kevin, que havia sido colocado na partida por Vítor Pereira aos 34 minutos do segundo tempo, virou para os Dragões aos 47 minutos, fazendo com que Jorge Jesus caísse de joelhos no gramado do estádio do Porto. O triunfo colocou os Azuis na liderança da Liga e o título foi confirmado na rodada seguinte.

- Dos clássicos disputados, sem dúvida o mais marcante foi o do título do Porto em 2013, perante o Benfica. Vítor Pereira dirigia os Dragões, que ganharam do Benfica no Porto e com isso ficaram com uma mão e meia na taça de campeão. Kelvin, o ex-Botafogo, foi a arma secreta de Vitor Pereira, que o chamou para os minutos finais e o brasileiro marcou e decidiu a partida. Na altura a imagem que ficou na cabeça de todos foi a de Jorge Jesus, então técnico do Benfica, ajoelhado no gramado num sinal de frustração e de reconhecimento pela derrota no campeonato, após o Benfica ter tido uma larga vantagem pontual na classificação - disse o jornalista Rui Costa Viegas, da Rádio Renascença, em contato com o LANCE!.

Já na Grécia, alguns clássicos em que Pereira esteve dirigindo o Olympiakos foram marcados por confusões e até condenação de prisão sendo dada ao treinador português. A primeira vez foi em 2015, contra o Panathinaikos, quando o técnico admitiu ter feito gestos obscenos a um torcedor rival, que invadiu o campo e desencadeou uma briga generalizada. No entanto, a versão de Vítor é que a ofensa foi uma reação da invasão do torcedor, que havia acontecido primeiro, e que ele, Vítor, "não tinha medo de ninguém". Cinco anos após o ocorrido, Vítor Pereira foi condenado a oito meses de prisão, mas a sentença foi arquivada.

Na Turquia, o Fenerbaçhe, de Vítor Pereira, foi superior nos clássicos, tendo perdido somente duas vezes, uma para o Besiktas e uma para o Galatasaray. No entanto, o revés para os Leões foi o mais marcante, pois foi válido pela final da Copa da Turquia. Vítor Pereira também esteve em clássicos na Arábia Saudita e na China. Pelo país árabe dirigiu o Al-Ittihad contra o Al-Alhi, já no asiático comandou o Shangai SIPG contra o Shangai Shenhua.

VEJA OS NÚMEROS DOS TREINADORES EM CLÁSSICOS 

NÚMEROS DE ROGÉRIO CENI EM CLÁSSICOS PELO SÃO PAULO 

Rogério Ceni x Corinthians
5 jogos / 1 vitória / 2 empates / 2 derrotas

Rogério Ceni x Palmeiras
3 jogos / 2 vitórias / 1 derrota

Rogério Ceni x Santos 
2 jogos / 2 vitórias 

NÚMEROS DE VÍTOR PEREIRA 

Vítor Pereira em Portugal, dirigindo o Porto

Vítor Pereira x Benfica
5 jogos / 2 vitórias / 1 derrota / 2 empates

Vítor Pereira x Sporting
4 jogos / 2 vitórias / 2 empates 

Vítor Pereira na Turquia, dirigindo o Fenerbaçhe

Vítor Pereira x Besiktas
3 jogos / 1 vitória / 1 derrota / 1 empate / 44,4% de aproveitamento

Vítor Pereira x Galatasaray 
4 jogos / 1 vitória / 1 derrota / 2 empates

Vítor Pereira na Grécia, dirigindo o Olympiacos

Vítor Pereira x Panathinaikos
1 jogo / 1 vitória / 0 empate / 0 derrota 

Vítor Pereira na China, dirigindo o Shangai SIPG

Vítor Pereira x Shangai Shenhua
6 jogos / 5 vitórias / 1 empate

Vítor Pereira na Arábia Saudita, dirigindo o Al-Alhi

Vítor Pereira x Al Ittihad 
4 jogos / 3 vitórias / 1 empate 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter