Não custa sonhar: Villarreal busca repetir campanha de 05/06 e chegar na semifinal da Champions League

No entanto, clube espanhol deve superar o poderoso Bayern de Munique para seguir vivo

Escrito por

Assim como na temporada 2005/2006, o Villarreal volta a sonhar grande em uma edição de Champions League. Buscando repetir o feito histórico do time de Forlán, Riquelme e companhia, o Submarino Amarelo encara o poderoso Bayern de Munique em busca de uma vaga na semifinal do principal torneio de clubes mundo.

RELEMBRANDO A CAMPANHA DE 05/06
​Naquela temporada, o Villarreal iria disputar sua primeira Champions League na história. E a presença da equipe espanhola em uma Liga dos Campeões naquele período já era uma façanha enorme, visto que o clube havia alcançado um posto na primeira divisão de seu país apenas em 1998/1999.

> Veja a tabela da Champions League

Estreando na Liga dos Campeões, o Submarino Amarelo derrotou o Everton nas eliminatórias e caiu em um grupo com Manchester United (assim como na atual edição), Benfica e Lille. Com uma campanha invicta na chave, os espanhóis conseguiram a liderança com 10 pontos conquistados (o mesmo número de pontos na atual temporada).

Na época, a equipe de Manuel Pellegrini não conseguia ter um grande desempenho ofensivo, tendo marcado apenas três gols em seis jogos do Grupo D, mas a defesa sofreu apenas um tento. Nas oitavas de final, após dois empates com o Rangers, o Villarreal avançou de fase por conta do critério do gol fora de casa.

Pela mesma razão, o Submarino Amarelo conseguiu passar pela Inter de Milão nas quartas de final após perder por 2 a 1 na Itália e vencer por 1 a 0 no El Madrigal. No entanto, a equipe que sofria ofensivamente não conseguiu passar pelo Arsenal de Arsenè Wenger. Após perder por 1 a 0 em Londres, o duelo na Espanha terminou empatado por 0 a 0.

Torcida do VIllarreal espera jogo histórico diante do Bayern (Foto: MAJA HITIJ / POOL / AFP)

POUCAS SEMELHANÇAS
Em 2005/2006, a equipe de Manuel Pellegrini contava com grandes atletas que já haviam sido protagonistas de grandes clubes, como eram os casos de Diego Forlán, que já havia passado pelo Manchester United, José Mari, que vestiu a camisa do Milan, Riquelme, grande ídolo do Boca Juniors, Sorín, que conquistou o Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro, entre outros.

Naquela edição da Champions League, o Villarreal evidenciou um poder de marcação invejável, tendo sofrido apenas sete gols em 12 partidas, mas uma dificuldade em marcar gols. Talvez essas sejam as principais diferenças para a equipe de Unai Emery, técnico que gosta do estilo ofensivo e que incomoda os adversários.

O atual Submarino Amarelo possui uma mescla interessante entre atletas jovens e experientes, mas sem nenhum nome badalado. Nomes como os de Danjuma, artilheiro do time na competição, Pau Torres, Juan Foyth, Chukwueze, Lo Celso e Yerami Piño são alguns dos protagonistas que possuem 25 anos ou menos.

Com exceção do meia argentino, que chegou emprestado pelo Tottenham, nenhum outro atleta conquistou destaque internacional antes de chegar no El Madrigal. Pelo contrário, muitos estão nos holofotes dos grandes clubes e podem ser negociados nas próximas temporadas por conta da proporção que estão ganhando.

Unai Emery é um dos responsáveis pela grande campanha do Villarreal (Foto: MICHAEL SOHN / POOL / AFP)

COMO JOGA O VILLARREAL
Na Espanha, o Villarreal de Unai Emery é uma equipe ofensiva, que tenta se impor e que gosta de ter a bola. Na atual edição da La Liga, o clube do El Madrigal possui o 4º melhor ataque da competição e a 3ª melhor defesa empatados com Barcelona (que tem um jogo a menos), Real Sociedad e Athletic Bilbao.

Apesar de Gerard Moreno ter passado alguns períodos da temporada afastado por lesão, o centroavante segue sendo uma referência importante no elenco e foi o responsável por abrir o placar diante da Juventus, em Turim. Caso Emery busque jogar para cima, o experiente atacante de 29 anos poderia jogar centralizado com Yerami Piño e Danjuma mais abertos pelo lado de campo para explorar a velocidade da dupla.

Caso queira se preservar, o comandante pode optar por reforçar o meio de campo, que já conta com Dani Parejo e Capoue como nomes de confiança. No entanto, a entrada de Trigueros poderia ajudar na contenção de Sané pelo lado direito do Bayern.

Na Champions League, o Villarreal entrará como uma grande zebra diante do atual campeão da Bundesliga e Unai Emery sabe disso. No entanto, o Submarino Amarelo, atual campeão da Europa League em cima do Manchester United, não pode ser descartado da competição. O jogo de xadrez começa nesta quarta-feira.

Siga o Lance! no Google News