Real Madrid e Liverpool duelam pelo título da Champions League neste sábado, dia 28 de maio, às 16h. Sete brasileiros estão na disputa para ser campeão da competição e o LANCE! mostra o momento de cada jogador em sua respectiva equipe na temporada. Alô, Tite!
+ Tira-teima: Real Madrid e Liverpool duelam pela terceira vez na história em uma final de Champions League
VINI JR.
Sem dúvidas, Vinícius Júnior vive seu melhor momento no Real Madrid. É o segundo atleta com mais protagonismo da equipe, atrás apenas de Benzema, com quem forma uma arma letal contra os adversários. Em 51 jogos na temporada, o brasileiro marcou 21 gols e deu 20 assistências.
Na Champions League, o atacante também tem papel fundamental na campanha do clube até a final. Vinícius Júnior é o líder de assistências do Real Madrid na competição, com seis passes para gol, além de balançar as redes três vezes.
RODRYGO
Apesar de não ser titular absoluto da equipe de Carlo Ancelotti, Rodrygo vive uma temporada decisiva e é um dos destaques da equipe, sobretudo na Champions League. O brasileiro tem cinco gols e duas assistências em 10 jogos na competição.
+ Uefa divulga bola da final da Champions com mensagem de paz
O destaque vai para a partida de volta da semifinal contra o Manchester City, em que o brasileiro foi o principal nome da classificação. Na ocasião, Rodrygo saiu do banco para marcar dois gols em dois minutos e levar o jogo para a prorrogação.
CASEMIRO
Desde que se firmou no Real Madrid em 2015, Casemiro é peça fundamental para o funcionamento da equipe. Ao lado de Kroos e Modric, o volante é titular absoluto do meio de campo merengue e é importante tanto na recuperação da posse de bola quanto no setor de criação.
O brasileiro esteve presente em quase todos os jogos do Real Madrid na temporada, marcando um gol e dando quatro assistências neste período.
+ Ídolo do Liverpool, atacante será desfalque na final da Champions League
MARCELO
O lateral teve menos destaque na temporada. Aos 34 anos, Marcelo perdeu a posição para Mendy e virou banco na equipe de Carlo Ancelotti. Mesmo assim, o treinador vê no brasileiro uma figura de liderança dentro do vestiário. Na temporada, atuou em 18 jogos e deu duas assistências.
Marcelo não foi titular em nenhum dos três jogos que disputou nesta Champions League. O fato marcante da temporada do lateral foi que, com a conquista da La Liga, ele se tornou o jogador com mais títulos da história do Real Madrid, são 24, podendo ampliar a conta com mais uma Champions.
ÉDER MILITÃO
Depois de chegar desconfiado no clube, o zagueiro assumiu a titularidade da equipe e vem fazendo uma ótima temporada pelo Real Madrid. O brasileiro ganhou espaço e se firmou no time, até por isso, é convocado frequentemente por Tite na Seleção Brasileira.
Éder Militão vem cumprindo um papel muito importante na defesa ao lado de Alaba. O brasileiro é importante para a equipe nos desarmes, na recuperação da bola e no jogo aéreo.
ALISSON
O goleiro titular da Seleção Brasileira fez mais uma grande temporada. O Liverpool terminou a Premier League com a melhor defesa, empatado com o Manchester City. Alisson sofreu 24 gols em 35 jogos no Campeonato Inglês.
Na Champions League, Alisson esteve presente em todos os jogos do Liverpool. Em 12 partidas, foram 13 gols sofridos - dos clubes que chegaram à semifinal, foi o que sofreu menos gols. Além disso, ficou quatro jogos sem ser vazado.
FIRMINO
Por problemas de lesão, o atacante não teve uma temporada do mesmo nível das anteriores no Liverpool. Roberto Firmino marcou 11 gols e deu cinco assistências em 34 partidas, sendo que em muitas delas o jogador saiu do banco de reservas.
Firmino não teve muitas oportunidades na Champions League devido às suas lesões. Mesmo assim, é o vice-artilheiro do Liverpool na competição. O brasileiro marcou cinco gols em seis jogos, sendo somente um como titular.
FABINHO
O volante fez uma boa temporada pelo Liverpool. Fabinho vive uma fase artilheira e é importante na equipe de Jürgen Klopp. Ele soma oito gols e uma assistência pelo clube na temporada.
+ Liverpool x Real Madrid: saiba onde assistir à final da Champions League
Fabinho foi importante na campanha da equipe na Champions League. O brasileiro marcou o primeiro gol da virada do Liverpool no jogo de volta da semifinal contra o Villarreal. Além disso, o volante ganhou destaque por não ter recebido um cartão amarelo sequer nas 12 partidas da competição.