Dia de luto para o mundo de futebol. Após a notícia da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia, onde faria o primeiro jogo da final da Sul-Americana contra o Atlético Nacional, clubes e jogadores de diversas nacionalidades se manifestaram e lamentaram o ocorrido.
Através de suas páginas na internet, clubes como Manchester United, Benfica, Sevilla, Chelsea, perfis de seleções e de outros clubes brasileiros desejaram força ao clube e aos familiares das vítimas. Clubes como Barcelona, Real Madrid e Benfica chegaram a fazer um minuto de silêncio antes dos treinos da manhã desta terça-feira. O Torino, cujo elenco foi vítima de um acidente aéreo semelhante em 1949, também se manifestou.
"Comovidos pela tragédia da Chapecoense. É um destino que nos une intimamente. #ForçaChapecoense, vocês são vizinhos fraternais", publicou o perfil da equipe italiana.
Um acidente similar ocorreu com o Manchester United em 1958. Oito jogadores, o técnico e dois dirigentes do clube morreram quando seu avião caiu em Munique. Dos 44 passageiros a bordo, morreram 23.
"Os pensamentos de todos do Manchester United estão com a Chapecoense e todos aqueles afetados pela tragédia na Colômbia. #ForçaChapecoense", escreveu o perfil do clube inglês.
Grêmio e Atlético-MG, finalistas da Copa do Brasil, que seria realizada nesta quarta, pediram à CBF que a partida fosse adiada para a próxima quarta-feira. A entidade atendeu à solicitação. A última rodada do Campeonato Brasileiro, prevista para o próximo domingo, foi adiada para o dia 11 de dezembro.
Confira outras mensagens de apoio:
ATLÉTICO NACIONAL:
"O Nacional lamenta profundamente e se solidariza com a Chapecoense pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades."
REAL MADRID:
"O Real Madrid lamenta profundamente o trágico acidente aéreo sofrido pelo clube brasileiro Chapecoense e presta suas expressivas condolências a familiares e amigos das vítimas. Ao mesmo tempo, desejamos recuperação aos sobreviventes".
PSG:
Antes do treino de hoje no CT Ooredoo, a comissão técnica e os jogadores do PSG respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao trágico acidente de avião envolvendo o clube brasileiro, Chapecoense. #ForçaChape
CHELSEA:
"Nossos pensamentos estão com todos da Chapecoense, suas famílias e todos aqueles afetados pela tragédia na Colômbia."
LEICESTER:
"Nossos pensamentos estão com todos da Chapecoense, suas famílias e todos aqueles afetados pela tragédia na Colômbia."
NEYMAR:
"Impossível acreditar nessa tragédia, impossível acreditar no ocorrido, impossível acreditar que o avião caiu, impossível acreditar que atletas, seres humanos estavam nesse avião, impossível acreditar que essas pessoas deixaram suas famílias .. é IMPOSSÍVEL ACREDITAR!!! Hoje o Mundo chora, mas o céu se alegra em receber Campeões. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos FORÇA CHAPE".
JAMES RODRÍGUEZ:
"Hoje o mundo chora, meus sentimentos a todos os familiares e amigos #forçachape"
LUCAS PODOLSKI
"Rezem pela Chapecoense e seus familiares", disse o jogador, que publicou uma bandeira do Brasil.
SERGIO RAMOS
"Nossos pensamentos estão com o @ChapecoenseReal, todos os afetados pela tragédia e suas famílias. Não temos palavras. Muita força."
CASEMIRO:
"Orando para que haja mais sobreviventes neste terrível acidente. Muita força às famílias de todos que estavam nesse voo. #forçaChape".
DUDU, DO PALMEIRAS, ADVERSÁRIO DA CHAPE NO FIM DE SEMANA:
"Último domingo tivemos um jogo muito importante pra gente contra#Chapecoense agora tivemos essa triste notícia com acidente deles ...#Forçachape estamos com vcs !!! Que eles voltem pra seus familiares".