Com mais uma janela de transferências se abrindo é normal o frisson do torcedor, buscando saber quais serão os reforços do seu time. E quando alguma especulação gira em torno de um nome famoso, com um passado vitorioso, vem a famigerada afirmação: com esse jogador meu time muda de patamar!
O torcedor está na dele em se animar. Porém devemos sempre frisar que jogador nenhum é capaz de mudar o patamar de um clube. Nem os dois melhores dessa geração: Messi fez o PSG ganhar a Champions? O Real Madri deixou de ganhar essa mesma Champions por que Cristiano Ronaldo saiu?
Esses dois exemplos são emblemáticos! Messi e Cristiano eram uma peça dentro das engrenagens de Barcelona e Real. Ambos foram decisivos incontáveis vezes! Entretanto uma equipe de futebol é um sistema muito maior e complexo do que pode parecer a simples junção dos elementos.
O resultado de um clube é fruto de todas as interações que ele produz. Claro que os jogadores são as peças mais importantes. Porém todos que trabalham diretamente no dia a dia dão sua parcela de contribuição. Para o bem e para o mal! Por exemplo: um massagista que dá o seu máximo e entende que está alí para fazer os atletas performarem melhor é extremamente benéfico para o ambiente! Porém um roupeiro insatisfeito é capaz de contaminar todos a sua volta com intrigas e fofocas!
Entendo o inconsciente coletivo de individualizar o jogo porque o futebol é propício por sua natureza em criar heróis e vilões. Mas não podemos esquecer que há muito gente envolvida tanto no pé que faz o gol tanto na mão que deixa uma bola entrar. A fotografia do resultado costuma trazer um rosto. Porém o tal do patamar que o torcedor tanto quer que suba depende de muita gente!