Papo com Helio Castroneves: ‘Testar é a alma do negócio’

Piloto fala sobre a importância do treinamento

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Oi, amigos, tudo bem? Uma máxima do automobilismo é que somente com muitos testes a gente obtém as melhores informações para tornar um carro competitivo. De uns tempos para cá, com a escalada dos preços e dificuldade de patrocínio, as próprias categorias criaram limitações para que se estabeleça um equilíbrio entre as equipes. Mesmo assim, com a experiência de quem treinava praticamente todo dia no kart, digo que treinar é fundamental.


Por que estou falando disso? Porque hoje eu gostaria de detalhar um pouco mais como está sendo a preparação do ano que vem no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Com a introdução da tecnologia híbrida e a criação da nova categoria, a GTP, será tudo novo em folha já a partir da primeira corrida, a Rolex 24 at Daytona, em janeiro. Carros e motores debutarão na prova mais importante do calendário, o que significa aproveitar cada minuto da preparação.

Obviamente que a parte mais importante nessa pré-temporada – e em qualquer outra, para falar a verdade - é colocar o carro na pista e acelerar. Isso vale não apenas para nós, da Meyer Shank Racing, como também para todas as outras equipes inscritas no novo campeonato. Entretanto, por ser tudo novo, há muito trabalho interno a ser feito no Acura ARX-06.

A equipe já iniciou o período de teste e, de volta à fábrica em Ohio, é avaliado um volume gigantesco de informações e várias tarefas são executadas a partir disso. Dentre elas estão a comparação de dados, simulações no computador, conhecimento de cada detalhe do carro e, claro, aprimoramento dos ajustes a partir dos testes em pista.

Esse tipo de trabalho é muito meticuloso, leva muito tempo, exige muita troca de informações entre engenheiros e pilotos. Efetivamente, é um trabalho de paciência. Mas até a primeira corrida, faremos muitos testes e a tendência, tendo em vista o estágio que atingimos com a geração 5 da Acura, é chegar muito próximo do que poderá ser classificado como ideal.

A abertura do campeonato será nos dias 28 e 29 de janeiro, mas teremos o treino coletivo de três dias uma semana antes da programação oficial, o que representará uma oportunidade muito boa para conseguir aquele acerto fino.

De todo modo, a gente não pode perder de vista que o automobilismo é algo muito dinâmico. Variáveis como temperatura, vento e umidade fazem com que as características mudam muito, de uma hora para outra. Assim, falar em acerto fino é quase uma força de expressão porque, realmente, o que a gente precisa é fazer um carro rápido em qualquer situação.

Como tenho falado bastante dos protótipos nas últimas semanas, tem gente achando que eu tirei o pé na IndyCar. Negativo! Estamos trabalhando forte também nessa categoria e algumas novidades poderei confirmar nas próximas semanas.

É isso, amigos. Desejo a todos um excelente dia de votação no Brasil, no próximo domingo, e que vença a melhor proposta para nosso país e nosso povo. Abração e até semana que vem.

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