Lionel Messi é uma entidade na história do futebol argentino. Craque nacional há decadas, o lendário camisa dez segue sendo uma das esperanças do time de Lionel Scaloni na atual campanha da Copa América. Nesta terça-feira (9), a Argentina encara o Canadá pela semifinal do torneio.
Em branco nesta edição, Messi ainda tem chances de assumir a artilharia histórica da Copa América. O atacante soma 13 gols em sete participações noi torneio ao longo da carreira, quatro a menos que Norberto Méndez (Argentina) e Zizinho (Brasil), que lideram o quesito.
Além disso, Messi é referência pelos passes para gol distribuídos no torneio: são 18 ao todo.
Números gerais de Messi na Copa América
7 edições dispuatadas (2007-2024)
1 título
37 jogos
23 vitórias
11 empates
3 derrotas
13 gols
18 assistências
3145 minutos jogados
Em números brutos, a melhor participação de Messi em uma edição de Copa América foi em 2016, quando a competição completou 100 anos de história. Ao todo, foram cinco gols e quatro assistências. Entretanto, o craque ficou marcado pelo vice-campeonato e o pênalti perdido na decisão contra o Chile.
Na edição atual, Messi ainda não balançou as redes, mas já distribuiu uma assistência em três jogos disputados com a Albiceleste. Se passar pelo Canadá, a Argentina enfrentará o vencedor entre Colômbia e Uruguai, do outro lado da chave.