Se o receio por um fracasso de bilheteria na Copa das Confederações-2013 já foi superado pela Fifa, agora, o temor da entidade tornou-se o baixo número de retirada de ingressos já adquiridos.
Em mesa redonda realizada no Rio, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, revelou seu espírito com os 234 mil tíquetes que ainda aguardam seus respectivos donos:
– Estou bastante preocupado com quem deixar para retirar seus ingressos no último minuto. Por favor, venham retirá-los – apelou.
Para que os torcedores possam ter mais flexibilidade de locomoção aos Centros de Ingressos situados em cada uma das seis cidades do evento-teste, Weil ordenou que o horário de funcionamento dos postos seja estendido até que o último cliente presente seja atendido e saia com seus ingressos em mãos.
Retirada de ingressos da Copa das Confederações gera grande fila no RJ
O caso mais preocupante para a equipe da entidade são os tíquetes referentes aos jogos do Maracanã (leia lista completa abaixo). De acordo com dados disponibilizados pela Fifa, até ontem 78.279 mil tíquetes para as três partidas no Rio estavam à espera de seus donos.
Weil rechaçou a tese de que a operação montada pela Fifa dificulta o acesso aos centros, visto que o real proprietário do bilhete só pode ser substituído por alguém que o represente mediante a procuração reconhecida em cartório.
– Ingressos para as duas competições são como ouro, é assim que temos de tratá-los. Não podemos correr o risco de que eles caiam em mãos erradas – justificou.
MENSAGEM-CHAVE
Em evento que marcou a contagem regressiva de um ano para a Copa, na última quarta, no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Fifa, Jêróme Valcke, também fez coro para que os brasileiros não deixem o processo para a última hora, o que poderia causar grandes filas e eventuais problemas no sistema integrado de informações dos compradores.
INGRESSOS NÃO RETIRADOS:
1 - Brasília: Brasil x Japão 9.726
2 - Rio: México x Itália 27.544
3 - Recife: Espanha x Uruguai 10.084
4 - Belo Horizonte: Taiti x Nigéria 2.989
5 - Fortaleza: Brasil x México 20.117
6 - Recife: Itália x Japão 11.933
7 - Rio: Espanha x Taiti 20.050
8 - Salvador: Nigéria x Uruguai 4.854
9 - Salvador: Itália x Brasil 17.272
10 - Belo Horizonte: Japão x México 12.854
11 - Fortaleza: Nigéria x Espanha 11.988
12 - Recife: Uruguai x Taiti 3.342
13 - Belo Horizonte: 1 A x 2 B 20.609
14 - Fortaleza: 1 B x 2 A 18.780
15 - Salvador: Perd. 13 x Perd. 14 11.888
16 - Rio: Vencedor 13 x Vencedor 14 30.685
POSTOS DE RETIRADA
Rio de Janeiro: Centro de Coleta e Venda de ingressos: Cidade das Artes (Av. das Américas nº 5300, Barra da Tijuca) Centro de Coleta de Ingressos por agendamento: Piano Bar (Windsor Guanabarra Hotel, Av. Presidente Vargas, 293 - Centro) - das 10h às 19h30; e Aeroporto Galeão (Terminal 2 - Desembarque)
Belo Horizonte (MG): Boulevard Shopping (Av.dos Andradas 3.000, Santa Efigênia, Estac. G1)
Brasília (DF): Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul)
Salvador (BA): Shopping Iguatemi (Avenida Tancredo Neves 148, Estacionamento I)
Fortaleza (CE): Centro de Eventos do Ceará (Av.Washington Soares 999, Edson Queiroz, Portão C)
Recife (PE): Shopping Recife (Rua Padre Carapuceiro 777, Cobertura, Praia de Boa Viagem)
Com a palavra
Pedro Trengrouse, especialista em gestão
'A Fifa deveria se adaptar ao brasileiro'
'O fato de a Fifa estar fazendo campanha para os torcedores retirarem os ingressos é devido a um conjunto de fatores. O primeiro é cultural. O brasileiro não tem o hábito de comprar ingressos com tanta antecedência. Na verdade, ele não tem essa possibilidade. Nem que quisesse a gente não tem disponível a venda com muita antecedência. O segundo fator é que, com os jogos em várias cidades, o torcedor vai viajar em cima da hora da partida, se não estiver na cidade. É importante notar isso.
Além disso, o sistema da Fifa poderia ter considerado esse fator da cultura brasileira. Usar o sistema utilizado no mundo corre o risco de não obter a mesma resposta.
Por outro lado, é a possibilidade de o brasileiro se acostumar ao sistema internacional. Mas acho que a Fifa deveria adaptar o sistema ao costume do brasileiro para a Copa do Mundo de 2014. Afinal, o cliente sempre tem razão e tem de ser atendido. Por isso, deve haver um esforço por parte de quem vende para a atender o comprador'.