Bahia e Palmeiras empataram em 0 a 0 a ida das quartas de final da Copa do Brasil, em Salvador (BA). O resultado poderia ser melhor para o Verdão, que perdeu um pênalti com Bruno Henrique, depois de Anderson Daronco usar o VAR, novidade nesta fase do torneio, inclusive para expulsar Deyverson no fim. Veja a tabela do torneio e simule os resultados.
Os dois times jogam por uma vitória simples para avançar, daqui a duas semanas – o gol fora não é critério de desempate. Paulo Turra, comandante do Palmeiras nesta quinta-feira, até lá dará lugar a Luiz Felipe Scolari, que será apresentado na sexta, às 15h.
Deyverson entra e é expulso
A primeira grande mudança do Palmeiras na “era Felipão” foi a entrada de Deyverson. O contestado atacante foi bastante acionado em bolas aéreas e quase fez um golaço, de bicicleta. O problema é que a nova oportunidade acabou mais cedo: no fim do segundo tempo, foi expulso por dar uma cotovelada em Mena. Ele saiu de campo chorando.
Nova cara, velhos problemas
Paulo Turra trabalhou na semana para deixar o Verdão mais intenso. O começo de jogo foi assim, com a equipe marcando no campo de ataque e criando chances – Dudu perdeu a melhor logo de cara. Só que o ritmo não se manteve, e o Bahia foi para o intervalo criando problemas à zaga alviverde. Foi assim, inclusive, na segunda etapa.
VAR – Parte I
A Copa do Brasil é o primeiro torneio nacional do país com o uso do VAR, o árbitro de vídeo. Anderson Daronco esperou o comunicado da equipe para definir se daria pênalti de Felipe Melo em Vinicius. A falta ocorreu, mas acabou assinalada na entrada da área – o tiro de Gilberto na sequência parou na barreira.
VAR – Parte II
Após cerca de 15 minutos, Daronco desta vez deixou o campo para assistir ao vídeo e marcar penalidade de Gregore em Artur – o meio-campista do Bahia recebeu cartão vermelho na jogada. Foi justamente a punição o motivo da análise, e depois de muito deliberar com a equipe do VAR, o árbitro manteve a falta, mas trocou o vermelho por amarelo, de maneira acertada.
Bruno Henrique vacila
Capitão do Palmeiras no segundo semestre e em alta, Bruno Henrique foi o batedor da penalidade e errou: mandou no travessão de Anderson. Seria seu 12º gol no ano.
Fechando pelo empate
Depois do pênalti desperdiçado, Paulo Turra decidiu segurar o empate: tirou Dudu para usar Thiago Santos. O jogo dali em diante teve poucas chances e a decisão ficou para o Allianz Parque. Os times vão definir a vaga na semifinal no dia 16 de agosto, já com Felipão no Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 0 PALMEIRAS
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data-Hora: 2/8/2018 - 19h15
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)
Público/renda: 27.014 pagantes/R$ 748.678,50
Cartões amarelos: Gregore, Tiago, Bruno e Zé Rafael (BAH), Felipe e Diogo Barbosa (PAL)
Cartões vermelhos: Deyverson, aos 45'/2ºT (PAL)
Gols: -
BAHIA: Anderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Gregore e Elton; Edigar Junio (Marco Antonio, aos 35'/2ºT), Vinicius (Régis, aos 30'/2ºT) e Zé Rafael (Élber, aos 49'/2ºT); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.
PALMEIRAS: Wéverton; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés (Gustavo Scarpa, aos 18'/2ºT); Willian (Artur, aos 6'/2ºT), Dudu (Thiago Santos, aos 36'/2ºT) e Deyverson. Técnico: Paulo Turra.